sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Senha invertida no caixa eletrônico avisa a Polícia(A História é Falsa)

Texto afirma que a solução para quem estiver sendo assaltado em um caixa eletronico é simples: basta digitar sua senha ao contrário que o dinheiro é liberado e a polícia é acionada. Será verdade?

A internet, como já foi dito várias vezes aqui, é uma excelente ferramenta da informação! Em poucos minutos podemos ficar por dentro de tudo que está rolando no mundo inteiro com apenas alguns cliques.
Talvez, o maior problema da internet seja justamente essa rapidez na disseminação da informação. Quando a notícia é verídica, tudo bem. Mas quando trata-se de um boato… a coisa muda de figura.
É o caso dessa notícia da "senha invertida". Ela não é verdadeira! A HISTÓRIA É FALSA!
Como você poderá perceber aqui nas pesquisas do E-farsas, a maioria dos textos dessa natureza tem o mesmo conteúdo:
1- É escrito em um tom alarmista;
2- É incoerente e, muitas vezes, confuso; 
3- Não revela a fonte (diz que a noticia foi recentemente na TV, mas não fala em qual!);
4- Pede para ser repassado ao maior número de pessoas possível.
Os primeiros parágrafos do e-mail já mostram a total falta de conhecimento que o autor tem sobre o assunto – além do tom alarmista com que ele inicia seu texto:

SENHA DO CARTÃO DO BANCO INVERTIDA

Se você for alguma vez forçado por um ladrão a retirar dinheiro do caixa eletrônico, você pode avisar a polícia imediatamente, digitando a sua senha ao contrário.
As letras maiúsculas são usadas quando se quer "gritar" por escrito. É sempre usado pra dar ênfase a determinado ponto no texto.
Mas, vamos voltar à questão da senha invertida:
Quem trabalha com programação sabe que o campo "senha", ao aceitar os dados inseridos nele, compara esses dígitos com os que têm guardado em seu banco de dados. Se os números (ou letras) que foram digitados forem iguais aos guardados no banco, o caixa eletrônico libera o dinheiro, se a senha digitada for diferente… nada feito! Veja no quadro abaixo como funciona, a grosso modo, o sistema de senhas do caixa eletrônico:

Suponhamos que os bancos tenham pensado nisso e tenham criado um sistema onde o cliente, ao cadastrar sua nova senha, não só grava sua senha original como uma senha igual à do cliente só que ao contrário. Isso é possível de se fazer, porém haveria alguns contratempos:
– Seria uma imenso trabalho para reprogramar todos os sistemas;
– Como as senhas são criptografadas, é impossível dos programadores inverterem a senha que já está gravada. Seria necessário que todos os clientes recadastrassem suas senhas e, com certeza, seriam comunicados sobre o porque do recadastro;
– Ao avisar ao cliente que sua senha seria recadastrada, os bancos estariam avisando aos bandidos também;
– Pessoas de má fé poderiam usar desse recurso e sair por aí digitando sua senha ao contrário, só pra descolar uma graninha extra;
– Clientes que possuem senhas compostas de números palíndromos – aqueles que são iguais lendo-se da direita para a esquerda como da esquerda para a direita -, por exemplo "123321". Esses clientes não teriam a tal proteção policial, pois ao digitar sua senha capicua ao contrário o sistema não a diferenciaria.
No próximo parágrafo o autor desse boato diz:
Por exemplo, se sua senha for 1234, então você digita 4321. A máquina reconhece que sua senha está invertida , de acordo com o cartão que você acabou de inserir. A máquina de qualquer maneira lhe dará o dinheiro, mas para desconhecimento do ladrão, a polícia será imediatamente acionada e enviada para lhe ajudar.
Todos nós sabemos que a polícia não tem efetivo para ficar à disposição de cada um dos caixas eletrônicos do nosso país. Só para se ter uma idéia: são 5.564 municípios e em pelo menos 80% deles possuem – no mínimo – 1 caixa eletrônico. Seria impossível a polícia ficar de prontidão em todos esses caixas 24 horas por dia. 
Veja mais essas linhas:
Esta informação foi recentemente ao ar via TV, e declara que isso Raramente é usado, porque as pessoas não sabem da existência desse mecanismo de defesa.

Em qual TV foi ao ar essa informação? O texto não diz. Procurando no Google por "senha invertida" temos 913 respostas, a maioria desmentindo essa informação. Inclusive a própria FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) desmentiu esse boato.
E pra terminar:
Por favor, passem isso adiante a todos que você conhece.
É uma informação extremamente útil e necessária.

Na maioria dos hoaxes existem essa frase: "Passe adiante a todos que você conhece".

Mais uma história Falsa

Fonte: Efarsas.com

Nenhum comentário: