sábado, 4 de agosto de 2012

HOTMAIL VIROU OUTLOOK, E QUER SABER? FICOU MUITO BOM!

Usar o Hotmail nunca foi uma vantagem muito grande. A interface Web do e-mail da Microsoft sempre foi bastante poluída, sem contar os inúmeros spams que passavam direto pela sua caixa de mensagens, sem um filtro eficiente. Muita gente inclusive só usava o Hotmail para logar no seu Messenger! Mas a Microsoft estava ciente disso e resolveu dar a volta por cima. Digam olá para o Outlook.com!
A ideia da empresa é acabar de vez com o Hotmail, permitindo que todos os seus usuários migrem diretamente para o novo serviço. E quais são as vantagens disso? Pode parecer suspeito, mas o Outlook é realmente muito bom. Na verdade, olhando superficialmente se nota que ele está entre um dos melhores disponíveis hoje no mercado. Milagre? Na verdade, é tecnologia.
Em primeiro lugar, a interface usada no Outlook.com é muito melhor que a do Hotmail. Há quem acredite ser melhor até mesmo que a do Gmail, um dos serviços de e-mails mais usados no mundo. Tudo isso graças ao design profundamente inspirado na interface Metro, presente no novo Windows 8. O que a equipe de desenvolvimento fez foi justamente oferecer algo clean e extremamente funcional, que inclusive faz um ótimo uso das grandes telas wide disponíveis hoje no PC.
A interface do serviço foi feita de modo que todas as ações sejam feitas por meio de uma barra lateral. Assim, todo o resto da tela fica livre para que você visualize a mensagem inteiramente, sem ter que rolar muito a página. Sem dúvidas, é um aproveitamento e tanto do espaço, e o layout minimalista realmente ajudou neste sentido. Mas e quanto aos outros recursos?

Assim como no antigo Hotmail, o Outlook.com mantém sua integração com o Messenger. Isso significa que você pode trocar mensagens instantâneas pelo celular, direto do cliente do programa ou por meio da página do Mail. Simples, rápido e fácil! Além disso, é possível acompanhar suas atualizações de redes sociais, como o Facebook e Twitter no mesmo lugar. A palavra de ordem é centralizar e deixar tudo mais prático, e eles realmente conseguiram atingir esse objetivo. E não param por aí.
A Microsoft também garantiu a integração do e-mail com outros serviços bastante úteis. O primeiro deles é o Skydrive, que funciona da mesma forma que o Google Drive. Com ele é possível guardar arquivos na nuvem e editar documentosOffice, direto em sua página. O outro é o Skype, recentemente adquirido pela empresa. Ele permite que você faça conferências de vídeo online, assim como o Google Hangouts. Perceberam aí um padrão? Pois é, a Microsoft está jogando para ganhar, e no momento, ela até que tem levado vantagem na briga! Mas ainda resta uma preocupação.
Uma das maiores reclamações de usuários do Hotmail era a forma com que os spams chegavam em sua caixa de mensagem com toda a facilidade, enquanto no Gmail, isso raramente ocorre. Felizmente, a mudança nesse sentido foi radical, e até melhorada! Além de filtrar de maneira eficiente as mensagens indesejadas, o Outlook.com cria para você filtros de serviços que você tenha assinado, como grupos de descontos, agrupando-os em um local específico. O mesmo vale com mensagens que contenham fotos ou outro tipo de conteúdo especial. Tudo bem útil e fácil de usar!
Sabe qual é a minha dica? Corra enquanto é tempo! Além de poder migrar sua conta para o Outlook.com, está muito mais fácil conseguir um mail com o seu nome completo, já que se trata de um serviço novo. Vale a pena testar? Sem dúvidas! Afinal, estamos falando de um serviço gratuito, e os diferentes recursos disponíveis nele podem significar uma verdadeira reviravolta quanto ao seu uso.

Nenhum comentário: