segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aprenda a reduzir o consumo de açúcar em sete dias

Quem quer emagrecer sabe que precisa reduzir drasticamente o consumo de alimentos açucarados e gostosos para poder entrar em forma. Ainda assim, essas pessoas têm a opção de, posteriormente, se quiserem, voltar a ingerir tais alimentos. Mais difícil é a vida de quem sofre de diabetes e precisa conviver com os alimentos ricos em açúcar, sem poder matar a vontade sempre que ela aparece.

Como diminuir a ingestão de doces em uma semana
No caso do diabetes tipo 2, um dos casos mais comuns da doença, os sintomas surgem com o passar dos anos e estão fortemente ligados à obesidade e outras doenças metabólicas que podem ser evitadas.
Quem quer prevenir pode dar início a uma diminuição na ingestão de doces, seguindo dicas simples para alcançar a meta em uma semana. Os efeitos serão sentidos no bolso, na silhueta, na autoestima, no humor e até mesmo no sorriso, já que o açúcar – vilão que é – também leva ao aparecimento de cáries.
Plano de redução de açúcares:
- segunda-feira: reduza o consumo de alimentos processados, pois eles possuem grande quantidade de açúcar refinado. Confira os rótulos para descobrir se há açúcar “escondido” na formulação de sucos, refrigerantes, bolos, molhos etc. Eles podem estar disfarçados de nomes como sucrose, glucose, dextrose, frutose, maltose e HFCS (do inglês alta-frutose de xarope de milho). Uma colher (chá) de açúcar equivale a quatro gramas, então um brownie com 20 g de açúcar contém cinco colheres (chá) do ingrediente.
- terça-feira: substitua a geleia, a goiabada, o mel e o creme de chocolate com avelãs por outros acompanhamentos do seu pão, biscoito ou torrada. Pasta de tahine com banana, abacate amassado, queijo cottage com pedacinhos de frutas secas podem ser boas pedidas. Evite os molhos que podem ter açúcar escondido, a não ser que os faça em casa totalmente dietéticos.
- quarta-feira: evite refrigerantes e sucos naturais adoçados. Refrigerantes contêm cerca de 10 colheres (chá) de açúcar por lata e aditivos, enquanto sucos de frutas naturais são puros, vitaminados e não contêm açúcar. Se der saudade das bolhinhas, misture água com gás ao suco pronto.
- quinta-feira: substitua o açúcar do chá e/ou do cafezinho por adoçantes como stévia e xilitol, que são naturais, têm poucas calorias e não causam picos glicêmicos, sendo perfeitos para diabéticos.
- sexta-feira: livre-se das tentações dentro da despensa. Substitua os chocolates por barras de cereais integrais – preferencialmente salgadas -, faça bolos e biscoitos com stévia e na hora do petisco, apele para o iogurte natural desnatado, frutas e legumes.
- sábado: no café da manhã apele para as fibras, dispensando os cereais açucarados e pobres em nutrientes. Aposte na aveia, quinua, germen de trigo, entre outros, adoçados com frutas secas, baunilha, iogurte dietético e desnatado ou canela. De noite, no happy hour, troque o açúcar da caipirinha por stevia ou xilitol ou simplesmente abra mão das bebidas açucaradas, como os coquetéis.
- domingo: procure por açúcares disfarçados nos iogurtes, já que algumas marcas adicionam até cinco colheres (chá) do ingrediente por pote. Mesmo os desnatados podem conter bastante açúcar na receita. A melhor maneira de não ser enganado é adicionar purê de frutas, castanhas e sementes ao iogurte natural.

Nenhum comentário: