segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Google compra Motorola para encerrar guerra de patentes

Larry Page, CEO do Google informou hoje no blog oficial da empresa que o Google está comprando a Motorola para fortalecer o ecossistema Android. Segundo Page, esta compra não vai mudar o foco do Android como plataforma aberta, e a Motorola Mobility vai ser gerida como uma empresa independente.  
Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)
Google compra Motorola (Foto: Arte: TechTudo)
Segundo as últimas informações, o Google está pagando US$ 12,5 bilhões pela aquisição da Motorola Mobility, ou cerca de US$ 40 por ação. A Motorola tem apostado todas as suas fichas no Android desde 2008, e as duas empresas pretendem “criar experiências incríveis para os usuários, aumentando o alcance e força do ecossistema Android para consumidores, sócios e desenvolvedores ao redor do mundo”. 
Andy Rubin, vice-presidente da área Mobile do Google disse que espera que “esta combinação permita que a gente desbrave um novo território para o ecossistema Android, mas a nossa visão do Android continua intacta, e o Google continua dedicado a manter o Android como plataforma aberta, e como uma vibrante comunidade de código livre. Nós vamos continuar a trabalhar com nossos sócios no para desenvolver e distribuir aparelhos inovadores com o sistema Android.” 
O CEO da Motorola Mobility Sanjay Jha diz que “esta transação oferece um grande valor aos acionistas da Motorola Mobility e cria novas oportunidades para os empregados, clientes e sócios da empresa ao redor do mundo. A Motorola tem tido uma parceria produtiva com o Google para o avanço da plataforma Android, e com esta combinação, vamos poder inovar ainda mais, entregando soluções de mobilidade incríveis através de nossos aparelhos móveis.”
Com esta aquisição, o Google dá um grande passo para acabar com a guerra das patentes que vinha ameaçando o Android, e é uma resposta direta a empresas como Microsoft e Apple, que tem se unido para realizar ataques de patentes ao Android. Para Larry Page, “a aquisição da Motorola Mobility vai aumentar a competição, ao fortalecer o portfólio de patentes do Google, o que vai nos permitir proteger melhor o Android de ameaças anticompetitivas da Microsoft, Apple e outras empresas.”
Fonte: Techtudo

Nenhum comentário: