quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Notícias do Vale do Ribeira (Forças Armadas)

De volta
A Marinha do Brasil está de volta à região depois de mais de 20 anos de ausência. O grande motivador do retorno da sua atuação deve-se ao Pré-Sal, projeto do Governo Federal e Petrobrás que promete movimentar bem todos os setores da região incluindo o econômico, turístico, ecológico e social. Aguarda-se uma boa injeção de recursos para as Prefeituras da região, oriundos do Pré- Sal, que começarão a ser fiscalizadas de perto pelo TCE para que não percam o controle com toda essa dinheirama que deve chegar aos cofres públicos de forma extra.

Guarnição
Há notícias, porém não oficiais, de que o Exército que já tem uma tímida base em Registro também será fomentado, além da instalação de uma base de artilharia antiaérea da Marinha na ponta sul da Ilha Comprida. Tudo isso e muito mais deve acontecer a partir do ano que vem. Preocupação justa e certa do Governo Federal e Forças Armadas que começam de forma discreta, militarizar a região em função da segurança do Pré-Sal e a olhar o Vale do Ribeira com novos olhos.

Quartel General
A equipe de oficiais da Marinha que chegarão no próximo dia 28 em Iguape será composta por cerca de 10 pessoas. Para que esses oficiais fiquem instalados na cidade foi firmado parceria entre Marinha, Prefeitura e a Fundação Chico Mendes, onde ficarão alojados. O QG da Marinha volta ao seu antigo posto, onde funcionava o Posto de Informações Turísticas (PIT), prédio que pertence a Marinha mas se encontrava emprestado ao Poder Público local desde que foi desativado há cerca de 20 anos. Além de designar recursos humanos, a Marinha também está movendo material de apoio como barcos, armamento e outros equipamentos para que a fiscalização da APA Marinha, que inclui toda a costa da Ilha Comprida e Cananéia e suas ilhas (Cardoso, Bom Abrigo e outros arquipélagos) possam ser guarnecidas. Novos tempos para o Vale!

Nenhum comentário: