domingo, 28 de novembro de 2010

A História do Rio Ribeira de Iguape


A História do Rio Ribeira de Iguape
O rio Ribeira de Iguape, é o principal rio da região, formado pelos rios Ribeirão Grande e Açungui, que nascem no estado do Paraná, a noroeste da Região Metropolitana de Curitiba, a uma altitude de aproximadamente 1.000 metros. Possui uma extensão total de aproximadamente 470 km, sendo cerca de 120 km em terras paranaenses.
Desce, inicialmente, rompendo as escarpas das serras, num perfil acidentado até perto de Itapeuna, onde apresenta um desnível de mais de 900 metros em cerca de 290 km, e de 90 metros nos 90 km seguintes, ficando, na altura da cidade de Registro, ainda a 70 km da foz, com apenas 5 metros acima do nível do mar.
Sua foz localiza-se no município de Iguape, no local denominado Barra do Ribeira. Desde a conclusão do Valo Grande, no entanto, parte de suas águas não deságua diretamente no mar, mas no Mar Pequeno ou de Iguape, compreendido entre o continente e a Ilha Comprida. 


A Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá, também conhecida com Vale do Ribeira (mapa), possui uma área de 2.830.666 hectares (28.306 km²), sendo 1.119.133 hectares no Estado do Paraná e 1.711.533 hectares no Estado de São Paulo.
A Bacia divide-se em 13 sub-bacias e abrange 32 municípios, sendo 9 no Estado do Paraná e 23 no Estado de São Paulo.
O Rio Ribeira de Iguape é o principal rio da região, nasce na Serra de Paranapiacaba, no Estado do Paraná e deságua no Oceano Atlântico, no Estado de São Paulo, percorrendo uma extensão de 470 Km.

Nenhum comentário: