terça-feira, 6 de novembro de 2012

Confira dicas de como fotografar 3×4 de forma caseira e gastando pouco

Neste tutorial vamos dar algumas dicas para produzir fotos 3×4 de acordo com as orientações dos principais órgãos públicos e economizar na hora de imprimir. Confira instruções de enquadramento, iluminação e edição para obter fotografias perfeitas em formato 3x4.
Carteira com fotos em formato 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

O valor da fotografia 3×4 é mais elevado do que a revelação normal. Dependendo do local, você irá desembolsar cerca de R$ 12 por seis unidades. Para compor esse preço, as empresas contabilizam a estrutura, a mão de obra e tempo do fotógrafo. Mas você pode montar uma imagem 15x10 cm com dez imagens 3×4 e imprimir pelo preço de uma revelação comum, cerca de R$ 0,70.

A fotografia

Câmeras a partir de 5 megapixels são suficientes para gerar imagens com a resolução necessária para uma boa impressão. Mas é claro que os resultados serão melhores com uma câmera superior.
Ilustração mostra posicionamento correto da câmera, que deve estar à altura dos olhos, para fotografia 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

A altura da câmera deve ser a mesma altura dos olhos, e a distância recomendada da câmera é de 1,5 m. Com o uso do tripé, você garante que a foto não fique tremida ou embaçada. Caso não tenha um, apoie a câmera em uma superfície plana e lembre-se que a altura deve ser a altura dos olhos.

Iluminação

Escolha um ambiente bem iluminado e fotografe durante o dia para aproveitar a luz natural. Evite sombras projetadas ao fundo, afastando-se um pouco da parede e apagando as lâmpadas que estejam próximas.
Dicas para conseguir melhores imagens: aproveite a luz natural do ambiente e evite sombras (Foto: Adriano Hamaguchi)

Alguns tipos de lâmpadas deixam a fotografia com tons azulados ou amarelados. Confira se seu equipamento possui ajustes automáticos de controle de branco (“white balance”) para os diferentes tipos de situações.

Desative o flash de sua câmera para que sombras indesejadas não sejam projetadas. Caso você tenha mais de um flash, lembre-se que todos devem ser disparados para que não surjam as sombras ao fundo e nem nas laterais do rosto.
Opção de modo retrato em câmeras fotográficas à esquerda, símbolo do flash desativado no centro e exemplo de fotografia com ruído gerado pro ISO alto à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)

Um ISO mais alto permite que você obtenha resultados melhores em ambientes escuros, mas isto pode provocar a granulação da imagem. Além disso, a maioria das câmeras digitais oferecem a configuração “retrato”. Você conseguirá boas fotos com ela desde que não se esqueça de desativar o flash.

Composição

Como fundo, escolha uma parede branca. O fundo claro é uma exigência dos órgãos que emitem documentos oficiais. Você também poderá improvisar um fundo branco colando folhas sulfite; esta é uma solução mais recomendada do que alterar a cor de fundo com manipulação.
Ilustrações indicam papel sulfite para fundo da composição, uso de roupas escuras e sugerem abrir mão de óculos ou adereços na hora da foto 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

As roupas devem ser escuras, para que haja contraste. Não fotografe com óculos, chapéu, boné, penteados que escondem o rosto ou qualquer tipo de adereço que possa dificultar sua identificação. Maquiagem, batom e corretivos utilizados de maneira excessiva podem descaracterizar sua própria imagem, e você correrá o risco de ter sua fotografia rejeitada.

A postura deve ser reta e com braços fechados juntos ao corpo e relaxados. Caso deseje utilizar sua foto em documentos oficiais, não sorria. E opte por trajes sociais para ocasiões formais, como em crachás corporativos.

Enquadramento

Para fotografias 3×4, utilizamos o chamado “Plano Principal”, que enquadra a pessoa desde o busto. Olhe direto para a lente da câmera, e fique atento para que o rosto não fique inclinado para os lados, para cima ou para baixo. Com este enquadramento, você poderá adaptar sua foto para os mais variados tipos de documentos.
Enquadramento ideal para fotografia 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

Fique atento às exigências de cada órgão. O enquadramento para as fotos de habilitação de motoristas, por exemplo, deve ter 80% da área da fotografia com seu rosto, diferenciando um pouco do enquadramento tradicional das fotos 3×4. No caso das fotografias para passaporte, o tamanho é 5x7 cm.

Edição da imagem

O objetivo de uma foto para identificação é que a pessoa seja retratada da forma mais natural o possível, ou seja, não é permitido a utilização de manipulação para fazer retoques, alterar cor do cabelo, remover pintas e marcas.

Para ajustar a iluminação e tamanho da imagem, você pode utilizar programas como oPhotoshop (Windows/Mac), o Foto 3×4 para iPhone e o Foto 3×4 (Windows). Mas você também pode utilizar sites, com os quais é possível realizar esses ajustes e fazer a montagem para impressão com dez fotos no tamanho padrão de revelação 10x15 cm.

Testamos três sites:


A partir de uma mesma foto, os resultados foram semelhantes. O site 123PassportPhoto gerou uma imagem com resolução de 600 dpi, e os demais 300 dpi. Como a maioria dos equipamentos de impressão não ultrapassa a qualidade de impressão de 300 dpi, esta diferença não é relevante.
Comparativo entre os sites que oferecem preparo de foto 3x4 para impressão (Foto: Adriano Hamaguchi)

Embora tenhamos obtido resultrados muito semelhantes, recomendamos o IDPhoto4You por oferecer ferramentas de ajuste de brilho e rotação da área de recorte.

Acompanhe agora como utilizá-lo.

Passo 1. Acesse o site IDPhoto4You;
Página inicial do site IDPhoto4You (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 2. Selecione as opções País (“Country”) “Brazil”, Foto (“Photo”) “ID (3x4 cm)”, Tamanho da Impressão (“Print Size”) 10x15 cm (“4x6 inch”);
Configuração do tamanho da foto (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 3. Selecione o arquivo de sua foto clicando em "Escolha o Arquivo" (“Choose File”), depois clique em “Upload” para enviar sua foto para o site. O formato aceito é o JPG, as dimensões mínimas são 130 x 200 pixels e as máximas 5 mil x 5 mil pixels;
Escolha do arquivo e envio para o site (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 4. Ajuste a área de recorte da imagem;
Ajuste do posicionamento da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 5. Acompanhe a Pré-visualização (“Preview”) do resultado final, e ajuste e o brilho (“brightness”) e o contraste (“contrast”) conforme necessário;
Ajuste do brilho e contraste da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 6. Confira o arquivo gerado e aguarde o contador de tempo;
Confira o resultado e aguarde (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 7. Clique no botão “Download” para salvar o arquivo em seu computador.
Clique em "download" no local indicado (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Agora só falta enviar o arquivo JPG para a empresa de sua preferência e solicitar a impressão 10x15 cm. Recorte as fotos ou peça que eles as recortem para você.

Fonte: Techtudo

Um comentário:

Emilie disse...

Eu usei Paspic para 4 passaportes (minha família inteira). TOTALMENTE ROCHA!

Você pode criar melhores fotos de passaporte com Paspic. Você não precisa editar sua foto. Basta tirar a foto e enviá-lo. Depois, há uma página em que você arrasta uma caixa para delimitar seu rosto. Ele produz um arquivo JPEG (foto) que, com seis imagens de 2 × 2 polegadas, é baixado para o computador.

Todo o processo é muito simples e leva menos de 5 minutos (dependendo da velocidade da sua conexão à Internet).

Eles também têm configurações para muitos países, para que você possa, por exemplo, usá-lo para fotos de visto do Reino Unido e dos Estados Unidos.