As obras tiveram início este mês e com o tempo será possível ver vestígios da antiga construção que marcou o início da cidade
O projeto de escavação da Igreja São João Batista de Cananéia iniciou-se neste mês e é desenvolvido no âmbito do Programa Arqueológico do Baixo Vale do Ribeira, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), autorizado pelo IPHAN e CONDEPHAAT, realizado sob coordenação da arqueóloga Maria Cristina Mineiro Scatamacchia e com endosso institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
As escavações no interior da Igreja têm por objetivo resgatar e evidenciar as estruturas da primitiva capela que estão sob o piso da atual Igreja e deixá-las de forma que os turistas possam ver e conhecer um pouco mais da história de Cananéia. No momento, já foi retirado o piso do altar da Igreja e está no processo de escavação. Após análise, limpeza e evidenciação dos alicerces da antiga capela, será feita a musealização das estruturas com a colocação de um vidro sobre as paredes com legenda e painel explicativo.
“A recuperação destas evidências e a sua musealização constituem elementos de valorização do patrimônio e um ponto de atração turística para a cidade. Uma cidade como Cananéia deve valorizar as evidências materiais da sua história fazendo com que estes aspectos sejam atrativos e documentos dos processos de crescimento da cidade”, relata a arqueóloga Maria Cristina em seu projeto.
Acredita-se também que durante a escavação pode-se recuperar informações importantes para a história da cidade e compreender melhor as alterações decorrentes do processo de urbanização. A arqueóloga ainda não tem previsão de finalização do projeto.
Bárbara de Aquino – Mtb 54426
Depto. Comunicação / Prefeitura Municipal de Cananéia
Depto. Comunicação / Prefeitura Municipal de Cananéia
Fonte: Diário de Iguape
Nenhum comentário:
Postar um comentário