Nome Científico: Adelphobates quinquevittatus
Família: Dendrobatidae
Ordem: Anura
Distribuição: Brasil e Peru.
Habitat: Áreas de floresta no Sul da Amazônia, mais precisamente na Bacia do Rio Madeira. Vive na serrapilheira (folhagem no chão) sobre o solo.
Alimentação: Invertebrados (insetos e formigas).
Reprodução: Os ovos são depositados fora d'água, normalmente em uma folha. Após a eclosão dos ovos, os girinos são transportados para poças sazonais ou para ambientes que acumulam água (incluindo-se aqui as bromélias).
As cores fortes e brilhantes desse sapinho, que mede cerca de 1,5 centímetros de comprimento (do focinho à cloaca), é uma espécie de aviso a seus eventuais predadores: "Sou venenoso". E, de fato, o seu veneno é tão poderoso que os povos da América do Sul o utilizam em dardos para caçar outros animais. Ele é excretado pela pele. A sorte é que, como possui hábitos diurnos e terrestres, não é difícil avistá-lo.
Em geral os adultos da espécie têm o dorso preto, com listras longitudinais brancas. As pernas são alaranjadas com manchas pretas. Já o ventre é azulado com manchas irregulares pretas. Entre as principais ameaças à espécie estão a conversão da floresta em pasto, o fogo, a exploração madeireira e a mineração. Em resumo, este sapinho está mais a salvo dentro de unidades de conservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário