domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ladrões marcam as casas com adesivo para facilitar assalto!!!!


A Secretaria de Segurança Publica manda avisar que bandidos estão marcando as casas com símbolos para ajudar assaltantes a entrar nas residências com mais facilidade. Mas será que isso é verdade?

No final de 2011, um texto assinado pela Secretaria de Segurança Publica começou a circular pela web. De acordo com o aviso, caso o morador encontre algum adesivo colado próximo à entrada de sua residência, é preciso retirar imediatamente [o adesivo], pois ladrões estariam usando tal artifício para avisar aos seus comparsas os hábitos da casa.

O texto vem acompanhado de alguns dos símbolos. Cada desenho revelando um tipo de comportamento dos moradores:

Aviso sobre a adesivos colados por assaltantes é real?

Será que o aviso é verdadeiro ou falso?

É falso! A Secretaria de Segurança Publica nunca emitiu tal aviso!

Procurando um pouco pela internet, descobrimos que o boato já existe na rede desde 2006 e, assim como todo bom hoax que se preze, voltou a encher nossas caixas de entrada. Dessa vez, em 2011.
Avisando sobre o aviso

É pouco provável que ladrões sejam tão burros (ou tão organizados) ao ponto de deixarem marcas que chamem a atenção – de policiais, inclusive!

Ladrões gastariam com adesivos?

Os adesivos seriam feitos em gráficas clandestinas?
Buscas

Não foi encontrado nenhum caso real sobre tal adesivo colado em residências ou de assaltos cometidos em decorrência de tais avisos. Apenas encontramos sites e blogs que somente copiaram o mesmo aviso supostamente enviado pela Secretaria de Segurança.

Tampouco encontramos o texto no site da Secretaria de Segurança Publica. Caso esse fosse um serviço elaborado pela Secretaria, certamente estaria em lugar visível em seu portal ou em algum outro serviço do governo. Nada!

Alguém (talvez, com boas intenções) inseriu o brasão oficial em um documento do Word, acrescentou os nomes da Secretaria de Segurança e da Polícia Técnico-Científica e espalhou o arquivo pela web. No final do texto, o autor pede para repassar para o maior numero de pessoas.

O site Sampa Online explica que a Secretaria de Segurança teria avisado na época (em 2006) que nunca emitiu tal aviso e que não tinha ciência dos adesivos. O Sampa Online não apresenta nenhuma prova de que foi realmente contatado pela Secretaria.
Variações

Jornais relataram que em algumas residências apareceram, de fato, estranhos símbolos escritos com tinta de spray em suas fachadas! No entanto, a polícia não vê nenhuma relação entre os desenhos e os assaltos cometidos.

A TV Cidade Verde, de Cuiabá – MT, publicou em março de 2011 uma matéria afirmando que os bandidos agora estão demarcando as casas, com pichações e arames farpados. Segundo o Cidade Verde, os símbolos usados são o cifrão, indicando que naquela casa há dinheiro. Letras D, T e N significam que período do dia aquele casa está vazia: de dia, à tarde ou à noite. E, além disso, também usam também um asterisco que mostra que há a necessidade de arma durante o roubo.

O jornal também avisa que não existe nenhum boletim de ocorrência com esses detalhes sobre roubos a casas em todo o estado do Mato Grosso.

Muro Pichado em São Conrado - RJ - imagem meramente ilustrativa

O mesmo foi noticiado pelo Sul Bahia News: Foram encontrados vários desses desenhos nas fachadas das casas, porém não há nenhum boletim de ocorrência relacionando tais símbolos aos assaltos.
Fora do Brasil

O telejornal português SicNotícias também apresentou reportagem semelhante, mostrando que casas estavam sendo marcadas em Lisboa e que tais marcas poderiam estar facilitando os roubos em tais residências. A própria matéria também explica que não há nenhum fato que comprove a relação entre os desenhos nos muros e os assaltos cometidos na região.
Conclusão

O aviso é falso! 


No entanto, ao notar alguma marca estranha na fachada de sua casa, faça o seguinte:
Apague o desenho quando possível
Mude sua rotina
Avise a polícia
Fique tranqüilo
Não repasse o texto

Fonte: Efarsas.com

Nenhum comentário: