sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mobiliza Registro

 
Dermatologistas irão fazer atendimento grátis e encaminhar casos suspeitos no próximo dia 26 de novembro

Registro

Para alertar a população sobre os perigos do câncer da pele – o que mais atinge os brasileiros – a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o apoio da Regional São Paulo, vai realizar no sábado, 26 de novembro, em Registro e em mais 19 cidades do estado, a 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com atendimento gratuito à população.
O atendimento será realizado no Centro de Saúde de Registro, na Avenida Clara Gianotti de Souza, sob coordenação do médico dermatologista Alceu Hideharu Tabuti. Ao final da campanha, os números de atendimento em cada estado integrarão um banco de dados nacional para avaliação e planejamento de novas ações.
Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas das 9h às 15h, e os casos suspeitos de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Também estão previstas atividades educativas como aulas expositivas com orientações sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele.
“Aproveitamos a realização da Campanha, que coincide com o início do verão, época em que as pessoas costumam se expor com mais frequência ao sol e, muitas delas, não tomam os cuidados e a atenção devida para com a proteção da pele. Por isso, todas as pessoas de pele e olhos claros ou aqueles que apresentam algum tipo de sinal suspeito na pele, como manchas ou pintas, devem aproveitar esta oportunidade”, afirma o Dr. Hamilton Stolf, dermatologista da Regional São Paulo da SBD e coordenador da campanha no estado de São Paulo.
“O intuito desta Campanha, que está na sua 13ª edição, é o de conscientizar para o real significado que a palavra prevenção deve ter, quando falamos em câncer da pele. É através dela que o paciente garantirá as chances de um diagnóstico precoce, assegurando-se de uma provável cura da doença”, reforça o presidente da Regional São Paulo da SBD, Dr. Mauro Enokihara.
O câncer da pele é o mais freqüente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando é diagnosticado precocemente tem maior percentual de cura. São estimados pelo Inca 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria em mulheres (60.440).
 
Fonte: Jornal Regional

Nenhum comentário: