sábado, 7 de janeiro de 2012

Governo de SP vai custear obra interna para ligação de esgoto em 192 mil imóveis

Programa “Se Liga na Rede”, sancionado esta semana pelo governador Geraldo Alckmin, beneficiará famílias que ganham até três salários mínimos
O governo do Estado de São Paulo e a Sabesp vão pagar as obras dentro de imóveis de famílias de baixa renda para que elas conectem suas casas à rede coletora de esgoto. É o que prevê o Programa “Se Liga na Rede”, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin na última segunda-feira, 2 de janeiro. A ação beneficiará 192 mil famílias que ganham até três salários mínimos e trará resultados diretos para 800 mil pessoas.
A iniciativa também vai colaborar para a despoluição de córregos, rios e praias, que hoje recebem esgoto lançado por imóveis que, embora tenham o serviço em suas ruas, não estão conectados à rede coletora porque seus moradores não têm dinheiro para as adaptações internas necessárias. Os números da Sabesp mostram que mais de 3.600 domicílios do Vale do Ribeira se enquadram nessa situação. A obra dentro do imóvel chega a custar R$ 1,8 mil.
O “Se Liga na Rede” terá 80% dos recursos custeados pelo Governo do Estado e os 20% restantes pela Sabesp. Serão investidos R$ 349,5 milhões ao longo de oito anos. O objetivo é incentivar as famílias de baixa renda a ligarem seus imóveis à rede de esgoto, aumentando a eficiência dos programas de saneamento executados pelo Governo do Estado por meio da Sabesp.
O programa vai funcionar do seguinte modo: após a sanção pelo governador e a assinatura de termo de cooperação entre Sabesp e prefeituras para escolha das áreas a serem atendidas, técnicos comunitários visitarão os domicílios para apresentar o Termo de Adesão ao programa. Com a assinatura do termo, a obra será agendada e executada no prazo de 8 a 12 dias.
Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário: