Culinária, costumes e tradições da cultura caiçara de Cananéia serão retratadas no Programa Rota do Sol deste sábado (23), às 9 horas da manhã

Quem acredita que Cananéia é famosa apenas por suas belezas naturais de rios e mares, e por sua tradição histórica de primeiro povoado do Brasil, está muito enganado. A vida caiçara é um dos pontos que atraem turistas e pesquisadores de todo o Brasil até Cananéia. O programa Rota do Sol deste sábado (23), da Tv Tribuna, retratará um pouco da culinária, costumes e tradição desse povo que, aos poucos, se torna patrimônio histórico brasileiro. As gravações com a jornalista Rosana Valle foram realizadas no último dia 14, acompanhada pela equipe do Departamento Municipal de Turismo, onde passaram por alguns sítios do município que ainda se preserva pratos típicos da culinária caiçara, artefatos antigos de família e o Fandango Caiçara. Como é o caso do sítio do Paulinho Pereira, responsável pelo recinto da família que chegou no bairro Agrossolar em 1920. Ele mesmo reconstruiu a Casa de Farinha, de onde a família tirava parte de seu sustento. Além disso, é um dos tocadores do grupo de Fandango.
Em seguida foram até o Sítio Guanandi, da Dona Inês, para tomar um típico café da manhã caiçara. A equipe do Rota do Sol teve a oportunidade de saborear o delicioso Bijú, feito com farinha produzida em Cananeia, geleia caseira, banana assada com canela, dentre outras delícias.
O Rancho 3P, da Dona Carmem, é um local considerado um verdadeiro exemplo de comida típica, onde foi escolhido para almoçar. Lá a defumação do peixe e pratos típicos foram apreciados, juntamente com o licor de azeitona do Ceilão e doces caseiros. Para os mais aventureiros, o sítio também possui trilhas no meio da Mata Atlântica.
O programa Rota do Sol vai ao ar no próximo dia 23 de março, às 9 horas da manhã, e também poderá ser assistido em outros dias através do site: www.tvtribuna.com


Fonte: Prefeitura de Cananéia