terça-feira, 23 de outubro de 2012

ANAC libera voos no Aeroporto de Registro



Na semana passada, trabalhadores faziam os "últimos retoques"
na entrada do aeroporto
Interditado desde dezembro de 2006, o Aeroporto Estadual de Registro foi inscrito semana passada no cadastro de aeródromos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que possibilita a liberação para o tráfego aéreo. A Portaria da ANAC foi publicada no "Diário Oficial da União" de quinta-feira, 11/10 e a inscrição é válida por dez anos. A inauguração do aeroporto estava prevista para ser realizada nesta terça-feira, 23 de outubro, mas não houve confirmação do governo.
O aeroporto estadual de Registro pertence e é administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP). Desde 2006, quando foi interditado para reformas de infraestrutura, a população aguarda com expectativa a reabertura do aeroporto. Segundo a ANAC, todas as obras realizadas pelo administrador no local foram homologadas pela Agência para que, então, o aeródromo fosse habilitado para receber operações aéreas de pequeno porte.De acordo com informações levantadas pelo Jornal Regional junto à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, o DAESP investiu R$ 4,4 milhões em melhorias para reativar as operações no Aeroporto de Registro. O pacote de obras foi finalizado em junho deste ano. Além da terraplanagem da lateral da pista, supressão da vegetação do entorno e cercamento da área operacional, também foi realizada a pavimentação e implantação da pista de rolamento para acesso ao terminal de passageiros e hangar e construção das edificações operacionais e Unidade de Serviço e turn around (área de giro na cabeceira da pista).
A pista possui atualmente um comprimento de 1.430 metros e um terminal de passageiros de 120 m², com previsão de atendimento da aviação geral (executiva). Segundo a Secretaria, o aeródromo foi homologado pela ANAC e iniciará as operações “após a definição da data de abertura”.
Ainda está em fase de licitação a concessão de uso da área aeroportuária externa e a construção de abrigo para aeronaves (hangar) no aeroporto. A abertura dos envelopes das empresas interessadas em concorrer será realizada na próxima sexta-feira, 26/10, na sede do DAESP em São Paulo. O edital da licitação foi publicado no site do DAESP e o critério de julgamento será o maior preço ofertado.Ainda não é possível saber como será a movimentação no aeroporto de Registro, mas as expectativas são boas. No ano passado, o número de registros de aeronaves da chamada aviação geral cresceu 6,4% e alcançou 13.094 aeronaves. Foram 784 novos registros, segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral. A aviação geral engloba turboélices, helicópteros e outras aeronaves de uso particular ou de táxi aéreo. O Brasil tem hoje a segunda maior frota da aviação geral no mundo e, nos últimos três anos, transformou-se também no segundo maior mercado para jatos executivos novos, atrás apenas dos EUA.

Fonte: Jornal Regional Registro (Mônica Bockor)

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que teremos voos para Ctba e São Paulo com conexôes para outros locais?