sábado, 1 de setembro de 2012

DESCUBRA COMO MANTER SEU FACEBOOK LONGE DE OLHOS CURIOSOS

Um dos principais problemas da vida moderna são os “fofoqueiros digitais”, não é verdade? Os stalkers, ou bisbilhoteiros – em bom português -, são fonte de dor de cabeça para muita gente que usa o Facebook. Mas, acredite, existem várias maneiras de deixar seu profile um pouco mais seguro. Basta seguir as seguintes dicas.
Para início de conversa, defina as suas configurações de privacidade no modo “personalizado”. Vá ao menu de Configurações de Privacidade. Para chegar lá, basta clicar em Página inicial (topo direito da página), seguido de Configurações de Privacidade.


Lá você terá acesso a três opções distintas: Público, Amigos e Personalizado. Ao escolher a última opção, será possível configurar individualmente a forma com que determinados conteúdos são publicados em sua linha do tempo. É possível até mesmo automatizar algumas das dicas anteriores, definindo como padrão quem pode ou não pode ver suas publicações.
Também é interessante desligar a opção de marcações em fotos, evitando que seu profile seja ligado a imagens que sejam inadequadas, e que acabam aparecendo diretamente em sua timeline. Todas essas opções estão no seu menu pessoal de configurações de privacidade, e é interessante que você explore cada uma das opções ali descritas.
É claro, se nada disso solucionar, existe ainda a opção de bloquear determinada pessoa que vive bisbilhotando a sua vida. Isso pode ser feito rapidamente entrando no perfil deste usuário, e clicando no ícone de roda dentada, o mesmo das opções. Tudo o que você precisa fazer ali é escolher a última opção de bloqueio.
Dicas adicionais
Cuidado com os anúncios de relacionamentos: geralmente, os bisbilhoteiros nascem de uma ação em comum, os anúncios de que você está entrando ou saindo de uma relação. Se você suspeita de que alguém que esteja usando esse tipo de informação de forma negativa, o ideal é restringir sua visualização para um grupo seleto de amigos.
Check-ins e sistema de localização: esta é uma dica que visa não só afastar os bisbilhoteiros, mas até mesmo aumentar sua segurança. Alguns aplicativos, como o Foursquare, o Instagram e até mesmo o Facebook para celulares, aproveitam as informações de localização via satélite para dizer onde você está. Você não precisa parar de usar essas aplicações, basta restringir quem visualiza os posts que elas publicam em sua timeline.
O que as pessoas sabem ou não sobre você: outro ponto em comum para todos os stalkers de plantão é o menu “sobre”, dentro do seu perfil. Ele conta com informações pessoais, como sobre seus estudos, relacionamento afetivo e até mesmo informações dados como telefone, e-mail, caso você os tenha cadastrado. Um prato cheio para os fofoqueiros! No entanto, cuidado ao restringir essas informações. Se o seu objetivo é manter contatos profissionais na rede, este tipo de ação pode acabar sendo prejudicial.

Viu? Com algumas dicas dá para afastas os bisbilhoteiros de suas redes sociais. Você tem alguma? Então… compartilhe!

Nenhum comentário: