domingo, 28 de agosto de 2011

Android já representa 45% das vendas de smartphones

Não há dúvidas: o Android chegou para ficar. Em pesquisa divulgada pelo site Quirksmode, feita por Tomi Ahonen, o sistema operacional prova que domina o segmento de smartphones atualmente. Criado pela Google, o robozinho verde já está presente em 45% dos dispositivos móveis, mais de 20% à frente do segundo colocado, o iOS, da Apple.

Mascote do Android (Foto: Reprodução/ Teresa Furtado)
Mascote do Android (Foto: Reprodução)
A pesquisa mostra os números do segundo trimestre de 2011, e aponta uma queda impressionante do Symbian, sistema operacional dos celulares Nokia: apenas 9%. Já o Android cresceu 10% em relação ao trimestre anterior. Quem também está em queda é a Blackberry, com apenas 12% do mercado. O Windows Phone e o Windows Phone 7 têm apenas 1% cada.
O estudo detalha ainda outras estatísticas bem interessantes. Por exemplo: dentro do universo Android, quem mais cresce é a Samsung. A marca tem 25% dos aparelhos vendidos com o sistema da Google, superando a HTC, com 24%. A Samsung, aliás, só não vende mais do que a Apple, que é dona de 20,3% do mercado de smartphones, mas obteve um crescimento de 41% em relação ao último trimestre e já chega a 17,8% no geral.
Marcas famosas no Brasil, como a Sony Ericsson e Motorola, apresentam números pouco expressivos, ficando apenas em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, no número de smartphones vendidos no geral. A situação da Nokia também é preocupante. Em relação ao último ano, suas vendas caíram 31%.

Nenhum comentário: