sábado, 21 de julho de 2012

Preconceito na TAM termina com final Feliz...

Texto que circula há anos pela web conta a história de uma passageira que se recusou a se sentar ao lado de um negro em um vôo da companhia aérea TAM termina com final feliz. Em 2009, uma mensagem interessante começou a viajar pelas nossas caixas de entrada. Segundo o texto, uma passageira de 50 anos embarca numa aeronave da TAM e, ao chegar em seu lugar, ela se recusa a se sentar ao lado de um passageiro negro na classe econômica.De acordo com o e-mail, a comissária resolveu o problema da passageira depois de conversar com o comandante. Depois de um tempinho, a comissária teria dito para a senhora: Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se sentar na primeira classe. Porém, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
TAM Airbus
Uma das versões do texto afirma que o racismo teria acontecido em um vôo da TAM
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária diz:Portanto, senhor, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe! ” O texto, no final, conta que todos ao redor aplaudiram a atitude da comissária e, como toda boa corrente, pede para que repassemos a história aos amigos.A mensagem é muito interessante e em muitos casos acabamos por acreditar nesse tipo de texto como sendo reais sem nem ao menos nos darmos o trabalho de checar antes de repassá-lo adiante. Sem dúvida, é uma história bem bonita para ser contada em uma roda de amigos. Uma parábola com final feliz para todos aqueles que lutam contra o racismo. Mas a história não aconteceu de verdade.
Isso mesmo! A história é falsa.
A empresa de aviação citada, a TAM, não confirma a história.Entramos em contato – via e-mail – com a TAM questionando sobre a veracidade do texto.A resposta foi:
 FALE-37510367
São Paulo, maio de 2011
Prezado Sr. Gilmar,
Recebemos seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e agradecemos sua atenção em entrar em contato conosco.
Soubemos de suas observações com relação ao fato mencionado, porém gostaríamos de esclarecer que a TAM não possui nenhum registro do ocorrido.
Queremos que saiba que permanecemos, como sempre, à disposição para conhecer suas opiniões.
Atenciosamente,
Equipe Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A
rbl/dm Av. Jurandir,856 – Lote 4 – 6° andar – Hangar VII – Jd Ceci – 04072-000
Sao Paulo/SP – Brasil
Tel. 0800 123 200 – Fax 0800 123 900 – www.tam.com.br
Como era de se esperar, a notícia também não saiu em nenhum jornal ou site.
Em qual vôo que isso aconteceu?
Pesquisando um pouco mais, descobri que essa história é uma variação de outra mais antiga só que o caso teria acontecido com outra empresa, a British Airways em um vôo entre Johanesburgo e Londres.
Nesse fórum, em inglês, um membro postou a história, que teria acontecido na British Airways, mas também foi desmentido pelo SAC da empresa.
Essa variante foi traduzida de uma piada em inglês e em algum momento foi mudando até chegar nessa versão usando o nome da TAM.


Fonte: http://www.e-farsas.com

Nenhum comentário: