quinta-feira, 5 de julho de 2012

Android sofrerá pandemia de malwares até o fim do ano, alerta empresa

Usuários do Android, cuidado: a empresa de segurança virtual Trend Micro garante que, até o fim do ano, uma pandemia de malwares pode atingir o seu smartphone ou tablet. De acordo com a companhia, o número de ameaças aos aparelhos com o sistema operacional móvel do Google está chegando a um nível muito alarmante, e pode chegar a mais de 100 mil até o final de 2012.

Android está sendo atacado por pessoas mal
intencionadas (Foto: Reprodução)
Segundo pesquisa realizada pelos especialistas, no início do ano havia cerca de 5 mil aplicativos maliciosos destinados a destruírem o seu Android. Porém, em apenas alguns meses, o número já subiu para 20 mil. E de acordo com estimativas feitas pela firma, as estatísticas só tendem a piorar: a previsão é de 38 mil até o terceiro trimestre e 130 mil no fim do ano.
O impressionante é que boa parte destes aplicativos mal intencionados estão hospedados na própria loja virtual do Android, o Google Play. De acordo com a Trend Micro, inclusive, diversos apps infectados foram baixados mais de 700 mil vezes antes de serem removidos pelos engenheiros da gigante das buscas. Estes malwares podem atuar de diversas maneiras, como roubando dados, rastreando informações de GPS e até configurando serviços que o usuário não contratou.
Dono do maior marketshare de smartphones do mundo, com mais de 50% do mercado, o Android acabou se tornando alvo dos criminosos justamente por conta desta popularidade. “O crescimento dos malwares demonstra como o crime passou a se interessar mais por esta plataforma”, avaliou Rik Ferguson, diretor da companhia da segurança virtual.
Como está comemorando o feriado norte-americano de 4 de julho (que vai ser emendado até o dia 6), o Google ainda não comentou nada sobre a declaração da Trend Micro.

Nenhum comentário: