quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Programa vai impulsionar o agronegócio no Vale do Ribeira

O Agrosebrae auxiliará produtores rurais da região na busca pela competitividade nas principais cadeias produtivas do agronegócio paulista
O Sebrae-SP lança nesta sexta-feira, dia 4, o programa AgroSebrae para a melhoria da competitividade do agronegócio, em benefício das pequenas propriedades rurais inseridas em dez cadeias produtivas. O evento de apresentação do programa terá início às 9h30, no Recinto de Exposição Acácio de Moraes Terra, em Itapetininga, e contará com a presença de autoridades, representantes de sindicatos rurais, associações e produtores rurais dos municípios da área de abrangência dos Escritórios Regionais sediados em Sorocaba e Itapeva e no Vale do Ribeira.
A proposta do Agrosebrae é a de auxiliar os produtores rurais de micro e pequeno porte na busca pela competitividade no setor nas principais cadeias produtivas do agronegócio paulista, por meio de capacitação com orientação em gestão empresarial, qualidade total, boas práticas agrícolas, acesso a mercados, entre outros. O programa dará continuidade aos 49 projetos apoiados pelo Sebrae-SP nas cadeias do Leite e Derivados, Apicultura, Cachaça, Fruticultura, Cafeicultura, Floricultura, Olericultura, Ovinocultura, Vitivinicultura e Psicultura. Ao todo, são beneficiados nos projetos 3.700 empresários do setor e a previsão de investimento é de R$ 74 milhões entre 2011 e 2013.
“O Vale do Ribeira vive um novo momento, com o desenvolvimento das cadeias produtivas de plantas ornamentais e flores tropicais, pupunha, apicultura e leite de búfala, olericultura e banana. O AgroSebrae vai abrir ainda mais as portas para oportunidades em todo o Estado de São Paulo”, destacou Paulo Sérgio Brito Franzosi, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira.
Plantas ornamentais – O Escritório Regional do Sebrae-SP na Baixada Santista vem trabalhando, há alguns anos, na melhoria dos produtos e da comercialização da cadeia de plantas ornamentais e flores tropicais. Atualmente o grupo é composto por 40 produtores dos municípios de Pariquera Açu e Iguape. Por meio de ferramentas de tecnologia conseguiram melhor muito a qualidade dos seus produtos, atendendo as exigencias de mercado. Um dos resultados deste trabalho é a Expoverde, evento que está em sua segunda edição e que visa a geração de negócios e divulgação da produção local para outros mercados na busca de novos clientes.
Palmito Pupunha – O ER trabalha com a cadeia do Palmito Pupunha de Juquiá e com a Apuvale (Associação dos Produtores de Pupunha do Vale do Ribeira), identificando grandes gargalos no desenvolvimento sustentável da mesma tais concorrência desleal no mercado industrializado, falta de informação técnica do produtor, desorganização da cadeia produtiva (os elos da cadeia não se conversam), entre outros. Com essas informações, o Sebrae-SP está desenvolvendo, com base nas ferramentas disponíveis de tecnologia e gestão, um plano visando a solução destes problemas.
Apicultura – O ER vem trabalhando o fortalecimento da cadeia apícola na região junto a Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira (Apivale), que conta hoje com 70 associados ativos. A entidade possui duas casas do mel em Juquiá e Iguape. Para melhorar o produto e processo, 20 apicultores estão envolvidos no Gestapi (Gestão de Apiários) promovido pelo Sebrae-SP. Além disso, participam de missões técnicas e dias de campo e foram parceiros na realização do IV Encontro dos Apicultores no Vale do Ribeira em setembro, onde também foi lançada a Campanha Meu dia Pede Mel.
Leite de Búfala – O ER trabalha com 40 criadores de búfala da Associação de Pecuárias e Produtores de Leite do Vale do Ribeira (Proleite). Esta cadeia está em franco crescimento e é a segunda cadeia mais importante do Vale do Ribeira, onde está o maior rebanho do estado de São Paulo. Todo o leite produzido é vendido para os laticínios da região, pois a demanda pelo produto e maior que a oferta. Os produtores aumentaram em mais de 300% a produção de leite comparado com o ano de 2008, quando a produção do grupo não alcançava 500 litros dia. Neste grupo foram aplicadas ferramentas de tecnologia e gestão e os principais produtos fabricados pelos laticínios com o leite de búfala são: mussarela, outros tipos de queijos, manteiga e requeijão.
Serviço
Lançamento do AgroSebrae Itapetininga
Data: 4 de novembro (sexta-feira)
Horário: 9h30
Local: Recinto de Exposição “Acácio de Moraes Terra” ( Avenida João Olimpio de Oliveira , nº 10, Vila Harmonia, Itapetininga –SP)
Informações: (15) 3224-4342 (Sorocaba) e (15) 3522-4444(Itapeva)
Fonte: Diário de Iguape

Nenhum comentário: