segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ministro quer importar Banana do Equador, Banana corre risco de extinção

Ministro Antonio Patriota esta querendo importar Banana do Equador para trazer para o Brasil, isso vai ser muito ruim para os agricultores Brasileiros, com a Banana importada vem doenças que ainda não existem no Brasil e a importação pode causar muito desemprego na area rural.

 

Vice-presidente Renê Mariano da ABAVAR entrega documentos sobre a importação do Equador

 
A Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) aproveitou as presenças do governador em exercício,Guilherme Afif Domingos, e do deputado Samuel Moreira  (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, em Registro, para entregar um documento em que reivindica apoio do governo de São Paulo contra proposta do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, de  importar banana do Equador.

O deputado Samuel acompanhou o governador em exercício e o chefe da Casa Civil, Cel. PM Admir Gervásio, em sobrevôo ao Vale do Ribeira para verificar a situação da enchente nos municípios de Ribeira, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape. Em Eldorado, eles conversaram com lideranças dos municípios atingidos.A parada no 14º BPM-I, em Registro, teve o objetivo de conversar com Renê Mariano e o presidente da ABAVAR, Jefferson Magário, que entregaram o documento contendo a reivindicação dos produtores em defesa da bananicultura nacional. “O Brasil é o segundo produtor mundial de banana com seus 500 mil hectares, não justificando de maneira alguma a necessidade de importação desta fruta”, afirma o documento.

Segundo informa a Abavar, a bananicultura está instalada em todos os estados brasileiros e inclui-se entre os principais produtos da agricultura familiar, além de gerar 500 mil empregos diretos, dois milhões de empregos indiretos e distribuir aproximadamente R$ 500 milhões entre as populações envolvidas. 

Nesse contexto o Vale do Ribeira, em seus 23 municípios, contribui com 80 mil empregos (diretos e indiretos) que tornam a bananicultura uma das principais atividades econômicas da região.A Abavar revela, ainda, que no Equador, ao contrário, a bananicultura é explorada por um pool de multinacionais que dominam o mercado mundial. Para proteger a produção de suas ex-colônias, a União Européia taxa a importação de banana em 177 euros a tonelada, inclusive para o Brasil.“Em face da alta tecnologia aplicada pelas grandes empresas no Equador, fruto do grande investimento dos governos americanos e europeus, num passado recente, o bananicultor do nosso país não consegue competir com estas grandes empresas pois, naquele país, há incentivos, não há carga tributária e, no Brasil, os custos são altos e não há investimentos dos governos para desenvolver esse setor agrícola, bem como há grande risco de pragas existentes no Equador e que aqui ainda não existem”, afirmam os bananicultores.

Os produtores afirmam, categoricamente, que “permitir a importação da banana do Equador é contribuir para exterminar a bananicultura nacional, aumento ainda mais o êxodo rural , inflando as cidades, sem nenhuma infraestutura para absorvê-los e inclui-los no mercado pois é desleal a concorrência com esses países neste setor”.Além dos problemas econômicos, com redução da produção e aumento do desemprego, a importação de bananas do Equador trazem também o risco de entrada no Brasil de doenças como o Moko Bacteriano, que não existe no Vale do  Ribeira, e de fungos da Sigatoka Negra, resistente aos fungicidas utilizados na região.

Os agricultores pedem ao deputado Samuel Moreira e ao governador em exercício Afif Domingos que agendem reunião com o ministro Antonio Patriota para que possam conversar com ele sobre a realidade da bananicultura no Vale do Ribeira e no Brasil, a fim de demovê-lo da ideia de importação da fruta equatoriana.
 
Fonte: O Vale do Ribeira

3 comentários:

rosas disse...

Boa tarde, isto de importar bananas do equador, é mais uma prova do descaso dos nossos governantes com a agricultura de um modo geral. Eu sou agricultora a vida toda plantamos:trigo,milho,aveia,triticale.e soja meu marido cuida dessa parte e eu tenho 36htre de banana nanica ageada estragou um pouco mas no geral esta boa, moro em Santana do Itararé Pr.

rosas disse...

Boa tarde,isso é mais um descaso com a agricultura,tenho 36htre de banana nanica moro em Santana do Itarare Pr tenho vizinhos de Andirá com mais de 250htre, tenho 56 anos eu que administro, tenho 15 pai de familia trabalhando direto e mais uns 10 indiretos.NAO A IMPORTAÇAO!!!!!

rosas disse...

Boa tarde, isto de importar bananas do equador, é mais uma prova do descaso dos nossos governantes com a agricultura de um modo geral. Eu sou agricultora a vida toda plantamos:trigo,milho,aveia,triticale.e soja meu marido cuida dessa parte e eu tenho 36htre de banana nanica ageada estragou um pouco mas no geral esta boa, moro em Santana do Itararé Pr.