quarta-feira, 23 de março de 2011

Notícia de Saúde do Dia

Cirurgia de próstata por robô já dá bons resultados
Índice de recidiva do câncer após cinco anos é de apenas 13%

A cirurgia para retirada de glândulas cancerígenas da próstata realizada com a ajuda de robôs atingiu níveis considerados seguros e com resultados satisfatórios, aponta estudo publicado no periódico cientifico European Urology. O levantamento mostra que 87% dos pacientes que passaram pelo procedimento não apresentaram recidiva depois de cinco anos.
“Nós sempre sentimos que o procedimento robótico para o câncer de próstata era seguro, mas não tínhamos estudos que comprovassem essa confiabilidade a longo prazo. Por isso, esta pesquisa é importante”, disse o pesquisador Mani Menon, diretor do Instituto de Urologia do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos.
Para chegar aos resultados, o estudo analisou dados de 3.317 pacientes que passaram pelo hospital entre janeiro de 2005 e dezembro de 2009. A prostatectomia radical consiste na remoção de toda a próstata e dos tecidos que ficam ao redor dela. A cirurgia é realizada com objetivo de impedir que o câncer se espalhe para outras partes do corpo.
Complicações – Entre o grupo de pacientes observados, os pesquisadores registraram um período médio de internação de um dia. Além disso, foram registradas 368 complicações em 326 pacientes – ou 9,8% do total. A maior parte dos problemas, no entanto, foi considerada branda. Segundo os pesquisadores, a cirurgia realizada com robôs diminui o tempo de recuperação, causa menos trauma e ainda reduz os custos de hospitalização.
Fonte: VEJA

Nenhum comentário: