quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ministério da Agricultura garante que Brasil não vai importar banana

banana-cubatao-edson-dez2011Pouco antes de entregar o cargo de ministro da Agricultura, Wagner Rossi, assegurou, nesta quarta-feira (17), que o Brasil não importará banana do Equador. A informação foi repassada ao Correio do Litoral.com pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR).

O deputado enviou representante à reunião que o ministro teve com bananicultores na qual participaram diversos deputados e senadores. O prefeito de Garuva, João Romão, também compareceu. O município catarinense é vizinho de Guaratuba e também é grande produtor de banana.

De acordo com Micheletto, Rossi explicou que não existem condições sanitárias para a importação do produto equatoriano. Tampouco existe necessidade de importar a fruta, já que a produção nacional supre o mercado e a banana inclusive está com baixo preço. A saída de Rossi, que entregou o cargo logo depois da reunião e foi substituído pelo deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), não deverá afetar a decisão contra a importação, avaliam deputados e senadores.

Durante a reunião também foi tratado do apoio aos produtores que tiveram prejuízos com chuvas, como ocorreu no Vale do Ribeira e no Litoral do Paraná.

Contatado pelo Correio do Litoral no final de semana, Micheletto manifestou sua contrariedade à ideia de importar banana e disse que, se necessário, iria convocar o governo a explicar o fato na Comissão de Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Os senadores ainda vão exigir uma explicação do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que foi quem anunciou  intenção de fazer a importação.

“É uma atitude temerária a autorização para importação da banana do Equador. Antes de tomar uma decisão dessa natureza é necessário que antes seja ouvido o Ministério da Agricultura, a Embrapa, para evitar antes de tudo a vinda de doenças não existentes por aqui. É preciso muita cautela. Sou contra a importação da banana do Equador ou de qualquer outro país por questões sanitárias e de desemprego”, disse Micheletto.

Litoral responde por 80% da produção estadual

A banana é um dos principais produtos agrícolas do Litoral do Paraná, que responde por quase 80% da produção da fruta no Estado. A bananicultura é uma das a principais atividades agrícolas do litoral paranaense – e o principal de Guaratuba, um dos maiores produtores em todo o Brasil.

Segundo o Emater-PR (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) Guaratuba produz por ano mais de 80 mil toneladas. A área cultivada pelas 480 famílias que se dedicam à atividade é de 3,2 mil hectares. Mais de 2 mil pessoas estão envolvidos de forma direta ou indireta com este negócio no município. A banana também é produzida no Litoral Norte do Paraná, de maneira menos intensiva que em Guaratuba.

Além do prejuízo econômico com a importação, os produtores apontam riscos na área da saúde pública em relação à qualidade da banana que pode entrar no país, além de novas pragas com a possível importação da fruta do Equador. A minuta normativa de importação aponta que o produto que entrará no mercado brasileiro será de 3ª e 4ª categoria. Enquanto a banana produzida no Paraná e Santa Catarina recebe em média sete aplicações anuais de fungicidas, no Equador são 70 aplicações. Em Guaratuba, cuja produção acontece dentro de uma Área de Proteção Ambiental, são feitas apenas seis aplicações anuais
Fonte: Correio do Litoral

Nenhum comentário: