sexta-feira, 28 de junho de 2013

Combinação de remédios é melhor do que aspirina sozinha para evitar AVC


Se confirmadas, conclusões de estudo feito na China podem mudar o tratamento padrão para evitar um derrame em pessoas que já sofreram um


Aspirina: combinar a droga com outro medicamento que evita coágulo no sangue é melhor para reduzir o risco de AVC, diz pesquisa (Thinkstock)
É comum que pessoas que já sofreram algum acidente vascular cerebral (AVC) sejam tratadas com aspirina para evitar coágulos no sangue e, assim, diminuir o risco de um segundo derrame. Um teste clínico realizado na China, porém, demonstrou que combinar a droga com outro medicamento usado para evitar coágulos é melhor do que a aspirina sozinha para reduzir o risco de AVC.

CONHEÇA A PESQUISA
Onde foi divulgada: periódico The New England Journal of Medicine
Quem fez: Yongjun Wang, Jianping Jia, Claiborne Johnston e equipe
Instituição: Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA; Universidade de Ciências Médicas da Capital, China; e outras
Dados de amostragem: 5.170 pacientes que sofreram um AVC
Resultado: Pessoas que acabam de sofrer um AVC e que são submetidas a uma terapia que combina aspirina e clopidogrel têm um risco um terço menor de sofrer um outro derrame em comparação com pacientes submetidos a um tratamento baseado somente em aspirina.
Segundo a pesquisa, publicada nesta quarta-feira na revista The New England Journal of Medicine, a terapia combinada reduziu em um terço o risco de derrame em pacientes que já haviam sofrido um em comparação com o tratamento baseado na aspirina.
As conclusões fazem parte da terceira fase do teste clínico chinês em torno da terapia combinada para a prevenção do AVC. A pesquisa foi denominada de CHANCE (sigla que significa Clopidogrel em Pacientes com Alto Risco de Eventos Vasculares Cerebrais Agudos Não Incapacitantes). Um teste similar a esse está sendo realizado nos Estados Unidos. Caso os resultados sejam confirmados, os especialistas acreditam que a combinação do medicamento clopidogrel (Plavix) com a aspirina pode mudar o padrão de cuidado a pacientes com um alto risco de sofrer um segundo derrame.
O trabalho chinês foi feito com 5.170 pacientes que sofreram um AVC. Até 24 horas depois de o evento cardiovascular ter ocorrido, essas pessoas passaram a ser tratadas com aspirina ou então com a combinação de aspirina e clopidogrel. De acordo com os resultados, 11,7% daquelas que fizeram uso somente de aspirina sofreram um AVC nos três meses seguintes ao início do tratamento. Essa prevalência foi de 8,2% entre o grupo submetido à terapia combinada.

"Os resultados foram surpreendentes", diz Claiborne Johnston, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e um dos autores do estudo. Johnston também coordena a pesquisa que está sendo feita nos Estados Unidos sobre o assunto. “Devemos ter a confirmação ou não dessas conclusões dentro de alguns anos”, afirma.

Dr. Dalmo Moreira, cardiologista, chefe da seção médica de eletrofisiologia e arritmias cardíacas do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo
Fonte: Revista Veja ONLINE

Nenhum comentário: