sexta-feira, 29 de março de 2013

O garoto propaganda do Bombril morreu? Verdadeiro ou falso?

A notícia da morte de Carlos Moreno, ator dos comerciais do Bombril há mais de 30 anos, circulou pelas redes sociais em março de 2013. Mas será que isso é verdade?

Na segunda quinzena de março de 2013, publicações no Facebook e no Twitter, além de notícias em vários blogs, afirmaram que Carlos Alberto Bonetti Moreno – garoto-propaganda da lã de aço Bombril por mais de 30 anos – havia morrido!

As publicações não dão maiores detalhes sobre a morte do ator, apenas mostram uma foto do ator, juntamente com os dizeres “RIP Carlos Moreno” e mais algumas palavras de conforto à família.



Morre o garoto-propaganda da Bombril! Verdadeiro ou falso?

É falso! Carlos Moreno está vivo e não tem planos de morrer tão cedo!
Protagonista de 337 comerciais da lã de aço “Bombril” de 1978 a 2004 (e, depois, voltando a estrelar mais 7 propagandas do produto em 2007), Moreno acabou entrando para o livro Guinness dos recordes como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial usando o mesmo ator.
Anatomia de um boato

O boato da morte de um artista, muito comum nas redes sociais, segue alguns padrões que denunciam a farsa:
Não possui data
Não dá muitos detalhes sobre o fato
Trata de um assunto que chama atenção de muita gente
Pede para ser repassado (ou compartilhado)
Volta a circular de tempos em tempos

Boato antigo

Não é de hoje que Carlos Moreno “morre” virtualmente. Em 2011, nessa mesma época do ano, a história da falsa morte do ator já aparecia na web. Podemos ver no print abaixo, retirado de uma postagem do
Yahoo



Conclusão

Carlos Moreno não morreu.

Nenhum comentário: