domingo, 29 de julho de 2012

Lobo marinho retorna ao mar após descanso em praia de Ilha Comprida


Polícia ambiental, técnicos da Prefeitura e da Ong Amigos do Mar isolaram a área e monitoraram o lobo até seu retorno espontâneo ao mar, o que aconteceu após 7h30 de descanso.
Ilha Comprida – Um Lobo Marinho (arctocephalus tropicalis) foi encontrado na manhã de segunda 23/07 , na praia do Balneário Adriana. Com cerca de 1m50m de comprimento e cerca de 120 quilos, aparentava ser um animal juvenil. Estava um pouco debilitado, mas sem ferimentos. Após 7h30 de descanso, o lobo voltou ao mar. Nesta época de inverno, chega a ser comum o aparecimento de animais marinhos nas praias da Ilha. Muitos só precisam de algumas horas de descanso. Outros, doentes ou feridos, precisam de cuidados especiais.
O monitor ambiental Cristian Negrão, da Prefeitura da Ilha e da Ong Amigos do Mar, explicou que existe uma norma recomendada pelo SCAR, (Scientific Committee for Antarctic Research), que indica a necessidade do animal ser monitorado na praia entre dois e três dias para ver se ele está somente descansando para voltar ao mar.
Se não retornar sozinho, a recomendação é o encaminhamento aos órgãos oficiais para a sua reabilitação. O monitoramento do lobo foi feito em conjunto por Cristian Negrão da Silva, Aguinaldo Alexandro Alves, Katia Reizer Marcondes, da Prefeitura e da Ong Amigos do Mar, pelos policiais ambientais cabo Felizardo e soldados Elenilson, Araújo e Aquino.
Fonte: Diario de Iguape (Julio Silva)

Nenhum comentário: