quinta-feira, 31 de maio de 2012

História de Cajati



História de Cajati

Nome “Cajati”  Significado = Árvore de folhas oblongas
Científico = Critocaya Mancciocana
Família = Laurácea
Popular = Canela Batalha
Botânico = Carvino Maineri

Fundação = 1930
Emancipação = 1991
Fundadores = Índio Botujuru e o português Matias de Pontes
Finalidade = Exploração da mata em busca de ouro
Meio de Transporte = Canoa
Fatos = Índio Botujuru morre de malária prematuro
Matias de Pontes constitui família e vive na Vila de Cajati por 50 anos

Vestígios da denominação Tupi:
• Guaraú – “Que esplendido!”
• Inhunguvira – “Vale entre os montes”
• Cajati – “Árvore de folhas oblongas”
• Umuarama ou caminho de Umuarama (água)

Localização = 230 km da Capital Paulista
Território = 453 km2
População = 35 mil habitantes
Economia = Agronegócio / Extrativismo Mineral
Riquezas = Jazidas Minerais – Apatita, Níquel, Água Mineral, Cal, etc...



Cajati, em idioma Tupi significa "árvore de folhas compridas". O município foi fundado em 1930, pelo índio Botujuru e o português Matias de Pontes, com o intuito de explorar a mata em busca de ouro. A história de Cajati tem sua origem na segunda década do século XIX, com a chegada, no porto de Cananeia, de alguns jovens portugueses, dentre eles, Matias de Pontes.
Na década de 30 o Brasil tinha grande falta de cimento e fertilizantes e suas necessidades eram atendidas por importação. A comprovação da existência de magnetita e apatita nas rochas de um vulcão extinto, feita por Theodoro Knechit, levou o grupo Moinho Santista, que naquela época fabricava apenas tecidos, a pedir autorização do governo brasileiro para explorar o calcário das jazidas locais. Em 1938, foi lhe concedido o direito de lavra (exploração) de calcário e apatita no Morro da Mina, iniciando no ano seguinte as suas atividades.
Serrana S/A de Mineração começou, construindo uma vila de operários onde apenas existiam casas feitas de barro dos trabalhadores dos bananais. Foi necessário construir uma estrada de ferro, que levasse a apatita da mina, pela margem esquerda do rio Jacupiranga, a sede do município. Numa segunda etapa, era transportada até o porto de Cubatão, em Cananeia e, em seguida levada em barco de Santos para novamente por ferrovias, chegar a São Paulo.
Em 13 de Julho de 1944, a localidade foi elevada a distrito. Com o crescimento da população, comércio e empregos surgiu o movimento popular pela Emancipação Política-Administrativa. Em 19 de maio de 1992, Cajati passa a ser município.
O município de Cajati fica localizado no Estado de São Paulo, a 230 km da capital e a 189 km de Curitiba, dentro do Vale do Ribeira, que é por sua vez, a maior Bacia Hidrográfica e a maior área de preservação do Estado

Nenhum comentário: