terça-feira, 30 de agosto de 2011

Palavras do Prefeito Zetinho para os eldoradenses



Na segunda-feira (1° de agosto) pela manhã, fomos informados que o Rio Ribeira de Iguape estava enchendo na cidade de Ribeira. Com isso, iniciamos um trabalho preventivo de divulgação através da Rádio Nova Estância FM, de Eldorado; pela Rádio Verde Vale, e também colocamos um carro de som.
            Acompanhamos durante todo o dia as medidas do rio, no município de Iporanga, que é o nosso parâmetro, até as 22 horas, quando fomos informados que o rio tinha parado de subir.
            Baseado nesta informação, divulgamos que o mesmo subiria aproximadamente, 12 a 12,30 metros até as 10 horas. Infelizmente, perdemos o contato com Iporanga e região, pois ficamos sem telefone, celular, sem luz e água, e o rio continuou subindo até às 22 horas do dia 2 de agosto de 2011, chegando a 13,31m.

            Pedimos socorro a Deus e para todos que pudessem nos ajudar. 

Graças a Deus, a solidariedade foi muito grande. Tivemos apoio dos voluntários mais humildes, de comerciantes, agricultores, fazendeiros, empresários, Sabesp, Cesp, DAE, Polícias Ambiental, Floresta, Militar e Civil, Bombeiros, os políticos, - em especial os Prefeitos do Vale do Ribeira -, imprensa, igrejas, entidades sociais, Rotary, fundações, Fundos Sociais de diversos municípios, em especial da Primeira-Dama do Estado de São Paulo (Lu Alckmin), Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Vereadores, Secretários do Governo do Estado, Vice-Governadores, Governador Geraldo Alckmin e tantos outros.

Durante esse período até agora, estou, juntamente, com nossa equipe de trabalho, buscando alternativas para reconstruir nosso município e região do Vale do Ribeira, ao lado dos Prefeitos do CODIVAR.

Solicitamos ao Governador, ajuda para as estradas, pontes, infra-estrutura urbana, escolas, saúde, casas populares, estudo técnico para polderização perante os órgãos técnicos para aprovação do projeto e execução da obra, Aluguel-Social, abertura de crédito especial e prorrogação dos atuais (linha especial de crédito) para os bananicultores, produtores, comerciantes e empresários. Também solicitamos uma série de ajuda para o Governo Federal.

Até o presente momento, recebemos ajuda do Governo do Estado, com aproximadamente 600 cestas básicas, 600 colchões, material de limpeza, água, uma máquina carregadeira e a equipe do Codasp, para atender o Convênio (parceria) de seis quilômetros de estrada. Estamos aguardando as máquinas para atender as emergências que ainda não chegaram.

Peço a nossa população que tenham paciência, pois não recebemos nenhum recurso emergencial até o momento. Estamos trabalhando com o que temos, ou seja: dois caminhões, uma retro-escavadeira, uma patrol e um trator de esteira.

Quero esclarecer que o primeiro local que iniciamos o trabalho de limpeza foi no Distrito de Itapeúna, com caminhões e máquina da Prefeitura de Cajati e máquinas particulares.

Em seguida, iniciamos um grande mutirão no centro da cidade e nos bairros urbanos, com apoio das máquinas e caminhões das Prefeituras de: Cajati, Miracatu e Cananéia, das nossas máquinas e caminhões e uma série de máquinas e caminhões dos nossos amigos que abraçaram essa causa voluntariamente. Em três dias retiraram mais de 700 caminhões de entulhos e lama da cidade.
Peço a Deus que abençoe todas as pessoas que de uma forma direta ou indireta, nos ajudaram e continuam ajudando até o presente momento.

Estou ciente que estamos fazendo o possível para atender a nossa população, pois o impossível creio que Deus fará por nós.

Não poderia deixar de agradecer aos nossos funcionários, a equipe da Defesa Civil, Fundo Social, aos voluntários, aos doadores de donativos, que nos enviaram gêneros alimentícios, cobertores, materiais de limpeza, fraudas, roupas, enfim, todos os tipos de doações que minimizaram o sofrimento do nosso povo.
 
Por Taciana da Paz
Fonte: Site OVale do Ribeira


Nenhum comentário: