quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gastronomia a base de palmito será uma das atrações da 3ª Feira da Pupunha e Agronegócios de Juquiá

Pupunha assada, arroz de pupunha, strogonof, muqueca, torta, bolinho, pizza, porção em conserva, doce, entre outras, são algumas receitas que já conquistaram o paladar do público e em mais um ano os pratos a base do palmito ecologicamente correto devem ser uma das grandes vedetes do evento.
Uma das grandes estrelas da programação da 3ª Feira da Pupunha e Agronegócios de Juquiá será sem dúvida a gastronomia. Além da programação musical, agronegócios, seminário estadual da pupunha, exposições, rodeio, entre outras atrações, a culinária do stand do Fundo Social de Solidariedade vai oferecer ao público a possibilidade de experimentar e saborear receitas deliciosas, todas feitas à base de palmito pupunha. Quem esteve nas edições anteriores já aprovou as receitas: Pupunha assada, arroz de pupunha, strogonof, muqueca, bolinho, pizza, porção de em conserva, doce de pupunha, são algumas delícias que conquistaram o paladar do público e devem em mais um ano sererem as grandes vedetes do evento.
Há dois anos a equipe do setor Social da Prefeitura Municipal vem treinando uma equipe de cozinheiras e testando novas
possibilidades de pratos à base da pupunha, o palmito ecologicamente correto. O grupo trabalha sob comando da primeira-dama Ana Emília Hojeije, que faz questão de pessoalmente orientar as cozinheiras do evento, dando dicas e ensinando um pouco dos segredos das receitas preferidas e mais procuradas pelo público. “Nossa equipe está trabalhando muito desde o aprendizado das receitas até a preparação dos pratos para que o público possa conferir as delícias que podem ser feitas a base de pupunha, que infelizmente não é muito comum no cardápio do nosso dia-a-dia. Nossa intenção foi justamente mostrar as diversas formas de inserir a pupunha em pratos já conhecidos”, disse a primeira-dama do Fundo Social Ana Emília Hojeije ressaltando ainda que “toda a renda da barraca será revertida a ações sociais do município”.
Durante o evento estará sendo lançado um livro de receitas à base de pupunha, da empresa Palmito Floresta, que traz inclusive
informações ricas e interessantes sobre todo o processo de produção da pupunha, incluindo a história do início da produção na região do Vale do Ribeira, com fotos ilustrativas e alguns pratos assinados pela Chef Cris Macarrone.~
Confira uma das receitas mais pedidas:
Arroz com Palmito Pupunha
Ingredientes:
2 hastes de palmito pupunha in natura
1 copo de arroz cru
4 dentes de alho
½ Cebola (picadinha)
2 Tomates maduros (picados)
3 Colheres de óleo
Sal e Pimenta (a gosto)
Modo de fazer:
Descascar e cortar o palmito em rodelas não muito finas
Fritar o alho até que esteja vermelho e colocar o palmito
Fritar e deixar refogar até secar um pouco a água
Colocar a cebola e fritar
Colocar o arroz e o tomate e fritar
Completar com água, sal, aginomotto e pimenta e deixar
cozinhar até o arroz ficar no ponto.
BOM APETITE!
* Foto Palmito Floresta.

Nenhum comentário: