terça-feira, 23 de agosto de 2011

Deputado Samuel leva reivindicações do Vale do Ribeira à secretária da Agricultura



Acompanhado de produtores rurais do Vale do Ribeira, o deputado estadual Samuel Moreira reuniu-se nesta sexta-feira, 19 de agosto, com a secretária estadual da Agricultura, Mônika Bergamaschi, e o secretário adjunto, Alberto Macedo.

A pauta apresentada pelo deputado Samuel inclui temas como: conclusão do programa de implantação de pontes metálicas, abertura de financiamento por intermédio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), estímulo à pesquisa e assessoria técnica para cultivo da banana e da pupunha, entre outros produtos, desenvolvimento de estudos técnicos para combate à Sigatoka Negra e política de valorização dos servidores da Secretaria da Agricultura.

Pontes metálicas

Mônika Bergamaschi, que assumiu a pasta há cerca de dois meses, afirmou que o programa foi retomado, priorizando a instalação das pontes em municípios onde a prefeitura já concluiu a construção das cabeceiras. De acordo com a secretária, a programação para todas as regiões do estado é instalar pelos 63 pontes até outubro: oito em julho, 15 em agosto, 20 em setembro e mais 20 em outubro.

FEAP

A secretária afirmou que após estudo e avaliação sobre a situação, já foi encaminhada à Casa Civil proposta para reativação do Fundo de Expansão da Agricultura Paulista (Feap), que tem mais de R$ 50 milhões em operações atrasadas ou ajuizada. “Temos que ter todo cuidado para não punir quem pagou direitinho e para não estimular a cultura da inadimplência”, disse Mônika Bergamaschi.

Bananicultores

Os bananicultores apresentaram à secretária da Agricultura as preocupações com relação ao novo Código Florestal, que está em análise no Senado, após ser aprovado na Câmara Federal e também falaram do temor sobre a possibilidade de o Brasil vir a importar banana do Equador.

Apesar de já haver alguma sinalização sobre a desistência dessa ideia, os bananicultores estão temerosos que o assunto volte à pauta, em função dos problemas que envolvem o Ministério da Agricultura e pelo fato de que, em setembro, haverá uma reunião para debater questões comerciais entre Brasil e Equador.

A secretária adiantou que no final do mês terá reunião em Brasília e incluirá esse tema na pauta do encontro. “Vocês têm meu apoio”, afirmou.

Participaram do encontro os produtores Marc Pierre Medaets (presidente da Abavar), Renê Mariano, Silvio Romão e Gilson Fantin, além de Sileno Fogaça (advogado da Abavar), Murilo Macedo (assessor parlamentar do deputado Samuel, responsável pelo escritório político no Vale do Ribeira), Alexandre Aniz (chefe de Gabinete do deputado Samuel) e as assessoras da secretaria Fátima Maran e Bianca.
 
Fonte: O Vale do Ribeira

Nenhum comentário: