quarta-feira, 30 de março de 2011

Diga não a construção do Presídio no Vale do Ribeira em Registro, SP pelo Governo de São Paulo

Nós, moradores do Vale do Ribeira e de Registro, vimos manifestar nosso repúdio com relação à decisão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, de instalar em nossa cidade uma penitenciária masculina de segurança máxima com capacidade para 756 presos.

Não aceitamos a instalação de uma penitenciária, visto que criará ainda mais dificuldades para o desenvolvimento de nossa região que já vem sendo penalizada com a falta de investimentos públicos e apoio para o crescimento econômico o que nos leva a ser considerada a região mais pobre do Estado mais rico da Federação e o que já nos custa, além de um baixo IDH, também uma baixa auto – estima da população.
Somos a única região com vastas áreas remanescentes da Mata Atlântica, temos uma forte vocação para o desenvolvimento do turismo, além da nossa grande vocação agrícola. Além disto, hoje com a recuperação da infra-estrutura de acesso viário, como por exemplo, a recuperação da BR 116. Estamos nos empenhando para desenvolver e atrair investimentos na área de logística e distribuição do processo produtivo.
O argumento apresentado pelo governo de que cada região tem que ter um Presídio para atender sua demanda não se justifica uma vez que a população de toda a região é apenas 330 mil habitantes, população igual a de um bairro de uma cidade grande e nem por isto estes bairros possuem uma penitenciária. Temos cerca de 80 presos na cadeia Registro e a população carcerária do Vale do Ribeira não alcança 300 pessoas o que nos deixa preocupados quanto ao fato do presídio de 756 vagas que está sendo planejado para Registro poder ser destinado a detentos de outros lugares e não somente da região.
Segundo estimativas publicadas no Jornal “Folha de São Paulo” do dia 17 de fevereiro de 2009, existem 446 mil presos em todo País, sendo que 145 mil deles estão no Estado de São Paulo e um terço disso está preso indevidamente. O Estado não necessita de novos presídios, e sim de uma política carcerária mais séria. Advertimos também a respeito da falta de estrutura do município Registro e região para comportar um presídio, nas áreas de saúde, assistência social e segurança pública, entre outros. Não temos número de polícias suficientes para controlar uma rebelião.
A região precisa é de investimentos para se desenvolver de forma sustentável: regularização fundiária; universidade pública com mais cursos; capacitação de mão de obra; investimentos em infra-estrutura para o turismo, para a agricultura familiar e para atração de novos investimentos.
Não precisamos de uma penitenciária, mas sim de apoio para o nosso desenvolvimento. Definitivamente, a instalação de um presídio na região do Vale do Ribeira vai na contra-mão de todos os esforços que estão sendo realizados para fomentar o desenvolvimento na Região.
Frente ao exposto e repudiamos a forma autoritária do Governo do Estado de São Paulo ao implantar este projeto na nossa região e solicitamos imediata suspensão da construção do Presídio de Segurança Máxima proposto para o município de Registro.
(Texto elaborado a partir da CARTA ABERTA DA POPULAÇÃO DE REGISTRO AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, datada de 17 de fevereiro de 2009)

Um comentário:

Anônimo disse...

A cadeia de Registro esta hoje com 102 presos, isto porque esta tendo remoção quase que toda semana para pequenas cidades do inteior de + ou- 800 km de Registro, a cadeia esta com varios problemas em sua parte fisica e com falta de funcionários, é uma bomba atômica no Centro de Registro,e quando explodir e preso para todo lado. . DEUS ME ACUDA!!!!