domingo, 30 de janeiro de 2011

A História do Sorvete

Os indícios mais antigos a respeito de algo parecido com o sorvete se encontram na antiga civilização chinesa, na qual se fazia um doce gelado com neve, suco de fruta e mel.
Alexandre, o Grande, é visto para muitos historiadores como o introdutor do sorvete na Europa, o qual mudou um pouco o método de fabricação: ao invés de se utilizar a neve, diretamente, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro guardados na neve.
Em 1292, por meio da viagem do italiano Marcopolo à China, diversas novidades foram trazidas para a Itália; uma delas era o sorvete feito com leite. Essas iguarias ficaram bastante populares na França por volta de 1500, porém apenas a realeza tinha acesso às novidades mais sofisticadas.
No final do século XVIII, os sorvetes cremosos já haviam saído da elite e passaram a estar presentes em todas as camadas sociais, tendo também, alcançado enorme popularidade nos Estados Unidos por meio dos colonos ingleses.
Mesmo com todo o sucesso do sorvete, sua fabricação ainda era difícil. Isso foi resolvido em 1846, quando a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que agitava uma mistura dos ingredientes.
Em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, se tornando o primeiro a produzir o produto em larga escala.
Com isso, o sorvete ganhou uma popularidade ainda maior e os EUA se consolidaram como os maiores produtores do mundo. Foram os americanos, inclusive, que no fim do século XIX criaram as três receitas mais famosas de sorvete: o sundae, a banana split e o ice cream soda, os quais fazem sucesso até hoje e são símbolos da cultura do país.
Por volta de 1926, o freezer primeiro processo bem sucedido comercialmente contínua de sorvete foi inventado por Clarence Vogt.
Químicos britânicos descobriu um método de duplicar a quantidade de ar no sorvete criação de sorvete soft.
A História do Sorvete no Brasil
Dizem que o sorvete era uma das sobremesas preferidas do imperador brasileiro D.Pedro II. Aliás, no Brasil o sorvete caiu no gosto popular em 1942, quando foi lançado o sorvete Eski-bon, um pouco antes do seu primo, o Chicabon.
Vem do Rio de Janeiro a notícia do primeiro sorvete vendido no Brasil. Um navio americano chamado Madagascar aportou na cidade em agosto de 1834 com 217 toneladas de gelo.
Dois comerciantes cariocas compraram a carga e em 23 de agosto começaram a vender sorvetes de frutas aos cariocas. Naquela época, os sorvetes ainda eram chamados de "gelados" no Brasil.
Para que o gela não derretesse, ele era envolvido em serragem e enterrado em grandes covas. Assim, ele podia ser mantido por 4 a 5 meses!
Antes do sorvete, as mulheres eram proibidas de entrarem em bares, cafés, docerias, confeitarias… Mas quando o sorvete chegou ao nosso País, as mulheres não se conformaram mais com essa convenção e passaram a invadir estes lugares para saborearem os gelados.
Em São Pàulo, a primeira notícia de sorvete que se tem registro é de um anúncio no jornal A Província de São Paulo de 04 de janeiro de 1978, que dizia: "Sorvetes - todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14."
A primeira fábrica de sorvetes do Brasil foi a U.S. Markson do Brasil, fundada emm 1941 no Rio de Janeiro.
Receita de Sorvete Caseiro cremoso e simples
 
Eu não poderia de deixar uma receitinha basica de sorvete caseiro , e como é bom um sorvetinho a qualquer época do ano, são muitas as pessoas que desejam fazer seu delicioso sorvete em casa .
Ter sorvetinho a qualquer hora em sua casa não é dificil, basta reservar um tempinho e verá como vale a pena, esse sorvete pode ser feito de vários sabores.
Depois de pronto pode até adicionar chocolate granulado e até criar ideias diferentes, veja a massa básica desse sorvetinho gostoso.
Ingredientes
•1 copo de açúcar
•1 litro de leite de caixinha
•1 lata de creme de leite
•Chocolate granulado (opcional)
•1 lata de leite condensado
•1 colher (sopa) de liga neutra
•2 colheres (chá) de emulsificante
•4 colheres (sopa) de leite em pó
•1 colher (sopa) de sabor para sorvete (de sua preferência)
Esses produtos são vendidos em lojas distribuidoras de doces.
Modo de Preparo
1. Ferver o leite e deixar esfriar, colocar no liquidificador com o açucar, uma colher de (sopa) de liga neutra, creme de leite, o leite condensado e o pó para sabor, bater por 3 minutos.
2. Colocar em uma vasilha tampada e levar ao freezer, deixar por 6 horas ou até quando se tornar uma massa dura, feito isso tirar e dividir ao meio para bater de duas vezes, corte em cubos, picando-a em seguida, dissolva 2 colheres de leite em pó em o mínimo de leite fazendo uma papa e adicione à massa para ser batida, faça o mesmo com a outra parte da massa na hora em que for bater. junte também uma colher (chá) de emulsificante em cada parte da massa só na hora em que for bater o sorvete.
3. A tigela da batedeira de bolo deve estar fria, coloque-a na geladeira ou freezer antes de bater o sorvete, assim como os batedores também, isso serve para conservar a massa gelada enquanto bater por 10 minutos ou quando crescer e obter-se uma massa liza e ainda firme. Fiquem atentos pois se passar do ponto irá se tornar uma massa mole sem consistência.
4. Emquanto bater uma parte deixe a outra na geladeira.Veja como é fácil, depois de batido leve o sorvete de volta ao freezer até congelar. Pronto é só servir o delicioso sorvetinho cremoso.
5. Obs: não deixe a massa derreter para começar a bater, cortar em cubos e picar bem, adicionar o leite em pó dissolvido na massa e começar a bater enquanto a massa ainda tem uma especie de liga, o sorvete terá melhor qualidade. Depois de batido se preferir adicione chocolate granulado, misture
levemente com uma colher e leve imediatamente ao freezer.

Nenhum comentário: