sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O fruto proíbido não era a maçã, e sim a banana!

Segundo o jornalista norteamericano Dan Koeppel, o fruto proibido da Bíblia não era a maçã, mas sim a …banana!. Sim, essa mesma que todos nós conhecemos. O jornalista afirma que o termo maçã apareceu na Bíblia na versão escrita em latim por São Jerônimo e foi divulgada nos séculos seguintes, após a criação dos impressos de Guttenberg.Ocorreu uma confusão de tradução de uma língua(hebreu) para outra(latim),S. Jerônimo , escreveu a palavra malum, que na versão dos historiadores significava malicioso e maçã em latim.
E assim, a Biblia com seu fruto proibido ganharam o mundo. D. Koeppel, diz que Adão e Eva para se cobrirem, usaram folhas de figueira( que não são grandes para cobrir nada!). Mas, as folhas de banana, benditas folhas, sim eram grandes o bastante para eles se cobrirem! para reforçarem isso descobriu-se que a banana  durante um certo período era conhecida como figo.Koeppel escreveu um livro: Banana: The Fate of the Fruit That Cnahged the World -  Banana, O destino da Fruta que Mudou o Mundo.Nas pesquisas feitas por ele na Bélgica, Equador, Honduras e China e em consultas em documentos e depois de dezenas de entrevistas, ele descobriu que em Kuk Swamp(Papua-Nova-Guiné), os cientista encontraram resquícios de uma enorme e organizada plantação, mas não descobriram que tipo de plantação existia ali.
Foi, somente em 2002, que cientistas australianos descobriram que a plantação era de bananas.A fruta percorreu a África, o O. Médio e Europa.Os árabes fora os responsáveis pelo nome dado a ela-banan(dedo em árabe) e só então, chegou a América. Pela corrente tradicional acredita-se que foram trazidas pelos europeus, já outra corrente diz que já havia bananas trazidas pelo polinésios. Coincidências das coincidências- ela é conhecida como maika na Ilha da Páscoa, no Hawai e …Nova Zelândia. Mas, oficialmente ela foi trazida em 1516, trazido pelo reverendo Tomás de Berlanga. E daí se espalhou pelo Caribe e chegou a América do Sul.
Nos EUA, por volta de 1870 , o capitão Lorenzo Dom Baker, parou seu navio para consertar na Jamaica e levou alguns cachos a Nova Jersey para vender e fez tanto sucesso que em menos de um ano era o maior exportador de bananas do Caribe. Baker, também se uniu a Andrew Preston, um comerciante de Boston que as vendia no seu mercado. Apartir de então, eles criaram a primeira companhia de banana  do mundo a Boston Fruit, que tempos depois se uniria a um empresa de plantações de bananas  na América Central e assim nasceu a United Fruit, que cresceu a  custo do suor de trabalhadores escravisados e explorados e da conivência dos governos destes países. Sabe-se que milhares deles morreram quando fizeram greve, por não suportarem mais as condições existentes e foram mortos por soldados colombianos, em prol dos EUA.
O sucesso desta empreitada diminuiu por causa um fungo que atacava as plantações de bananas- uma praga incurável e misteriosa, que contamina toda a variedade da fruta, e que, por ser estéril, assexuada e sem sementes elas são muito vulneráveis. Cientistas vêm tentando a cura para a praga, mas por enquanto ele(o vírus) tem ganhado todas as batalhas. Dan Koeppel , acha que a solução seria criar uma variedade geneticamente modificada para resistir à praga.Segundo ele, o consumo de banana pelo americano ao chegar aos 40 anos é de aproximadamente10 mil bananas.

Autora : Carolina Pasquali

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.