segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A História do Vale do Ribeira

                                   Curiosidades sobre o Vale do Ribeira
O Vale do Ribeira está localizado no sul do estado de São Paulo e norte do estado do Paraná, abrangendo a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá. Sua área de 2.830.666 hectares abriga uma população de 481.224 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE de 2000 e inclui integralmente a área de 31 municípios (9 paranaenses e 22 paulistas). Existem ainda outros 21 municípios no Paraná e 18 em São Paulo que estão parcialmente inseridos na bacia do Ribeira.
  O Vale do Ribeira  se divide em duas partes ,a primeira parte  no Estado do Paraná onde o Rio Ribeira nasce e a outra parte do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo onde o Rio Ribeira desagua no mar na Cidade de Iguape.
Mapa do Vale do Ribeira Estado de São Paulo suas Cidades:
Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São lourenço da Serra, Sete Barras, Tapiraí

 
Mapa do Vale do Ribeira Estado do Parana e Suas Cidades:
Adrianópolis,Bocaiúva do Sul,Cerro Azul,Doutor Ulysses, Itaperuçú,Rio Branco do Sul,Tunas do Paraná
A Região do Vale do Ribeira no Estado do Paraná é composta pelos municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçú, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná, sendo a maior concentração dos habitantes na área rural, com exceção de Itaperuçú e Rio Branco do Sul, que se aglomeram na área urbana.
A densidade populacional média da região é relativamente baixa com 139,89 hab./Km². Os municípios da região tem suas economias atreladas à agricultura familiar, a extração mineral e vegetal e animal , formando assim aglomerações rurais com grande potencial à se desenvolver. Esse desenvolvimento está vinculado à distância das cidades que fazem parte do Vale do Ribeira à Capital do Estado (Curitiba), e à conclusão da pavimentação da BR 476 e manutenção das estradas vicinais que irão facilitar o escoamento da produção da região.
Conheça o Vale do Ribeira, patrimônio da humanidade Patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade, título conferido em 1999 pela Unesco, o Vale do Ribeira localiza-se entre os estados de São Paulo e Paraná, estendendo-se ao longo de 2 830 666 hectares (28 306 quilômetros quadrados) - 1 119 133 hectares no Paraná e 1 711 533 hectares em São Paulo. Trata-se da maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil.


Nenhum comentário: