sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SEU CELULAR MOLHOU? VEJA COMO TENTAR SALVÁ-LO

Por mais cuidadoso que você seja, pode acontecer do seu celular (ou tablet) acabar molhado. Isso pode acontecer por vários motivos e até mesmo as fortes chuvas de versão são um risco, sem falar das temporadas na praia e piscina.
Alguns sites especializados indicam alguns procedimentos que PODEM salvar o seu aparelho. Vale lembrar que não é algo 100% garantido, mas somente uma ação imediata para tentar evitar um dano maior.


A primeira coisa é desligar o aparelho. Cortando a energia você evita que os circuitos entrem em curto, causa de grande parte das panes fatais nessas situações.
Depois, retire tudo o que for destacável: tampa traseira, baterias, cartões de memória. Atenção: não é para soltar peças presas com parafusos ou soldadas, apenas aquelas que têm encaixes, ok?
Recomenda-se em seguida realizar um processo de aspiração das portas de entrada (USB, fones de ouvido, carregador etc). Aqueles aspiradores de mesa, de carro ou até mesmo o doméstico com adaptadores de boca estreita servem. Entre cinco e dez minutos em cada porta é o suficiente.
A secagem envolve alguns truques bem curiosos. Existe a turma que defende a tigela de arroz e outros, até cereais à base de arroz. É deixar o aparelho dentro de um pote mesmo por 48 horas!
A verificação final: nesse momento, após passar o período de imersão no arroz, você faz uma inspeção visual em busca de sinais de umidade, como a tela embaçada. Se eles persistirem, mergulhe o aparelho mais uma vez do cereal. Se ele parecer totalmente seco, tente ligá-lo novamente.
Lembrando: não é uma fórmula infalível, mas contando com um pouco de sorte você pode manter o seu gadget em funcionamento.

Nenhum comentário: