quarta-feira, 23 de novembro de 2011

10 Dicas de configuração do Facebook para iniciantes


Para os orkutianos brasileiros o Facebook é um bicho de 7 cabeças. Entretanto, quando você pega as manhas do bicho, começa a se dar conta de que as coisas se ajeitam e a fera é mansa. O impressionante desta Rede Social é que tudo é configurável e ajustável ao seu padrão de uso. Por exemplo, no Facebook você não é obrigado a aturar aqueles scraps piscantes do Orkut, já que basta bloquear os aplicativos que mandam tais lixos. Assim, você que é novo no Facebook, acostume-se com o tom de disciplina e controle imperante, que nunca quiseram implementar no Orkut. Então, adeus pedofilia e viva a ordem e o progresso!
1) Como faço para referenciar o nome de usuário do Facebook numa publicação, comentário ou nos painéis de configuração?
Esta é uma das dicas mais básicas para você deve aprender para se mover com desenvoltura na estrutura do Facebook. Quando você cita alguém numa publicação sua ou em comentário feito na publicação de outrem, é importantíssimo que apareça o nome da pessoa linkado para que o citado fique ciente daquela atualização nas suas Notificações. Para que a apareça a janela com o nome dos seus amigos, basta digitar o símbolo "@" no campo da mensagem seguido das primeiras letras do nome dele, que aparecerá a listagem com os nomes. Aí basta apertar no nome correto que ele ficará "clicável" na mensagem.

2) Como vejo as atualizações de todos os meus amigos?
O configuração "default" do Facebook só mostra as atualizações dos amigos com que você interage mais frequentemente. Para mudar isto, vá ao fim da página inicial do Facebook e no último retângulo procure por "Editar opções". Aí abre uma janela "Mostrar publicações de:". Caso você queira as publicações de todos os amigos, escolha "Todos os seus amigos e páginas".

3) Como faço para ocultar as minhas publicações de uma pessoa?
No menu superior, coloque o mouse em cima da publicação da pessoa cujas atualizações quer ocultar. Vai aparecer um "X" no canto superior direito. Aperte no "X" e vai aparecer uma janela com as seguintes opções:
Clique no "x" exibido quando você passa o cursor do mouse em cima de um histórico que deseja remover do seu fluxo. Em seguida, selecione uma opção no menu suspenso:
- "Ocultar esta publicação" removerá a publicação individual do seu fluxo.
- "Ocultar todos por Fulano" removerá a publicação e bloqueará todas as publicações futuras dessa pessoa.
- "Marcar como lixo eletrônico" removerá a publicação e ajudará a manter o seu Feed de notícias sem históricos semelhantes no futuro.

4) Como faço para esconder a minha lista de amigos?
No menu superior entre em:
Conta -» Configurações de privacidade -» Conexões do Facebook -» Ver configurações. No item "Ver sua lista de amigos" você poderá escolher entre "Todos", "Amigos de amigos", "Somente amigos" e "Personalizar". Caso você queira esconder a sua lista de amigos até dos amigos, na janela da "Privacidade personalizada" escolha em "Tornar visível para" -» "Somente eu".

5) Caso você queira ocultar a sua lista de amigos de somente algumas pessoas, no campo "Ocultar para" escolha o nome da pessoa, ou das pessoas conforme ensinado no item 1.

6) Como faço para bloquear pessoas, mesmo aquelas que não são amigas?
Acesse o perfil da pessoa a ser bloqueada é procure no fim da barra lateral direita por "Denunciar/bloquear esta pessoa". Lá tem a opção de dar um motivo para o bloqueio e/ou simplesmente bloquear.

7) Como bloquear convites para eventos de certos amigos chatos?
No menu superior e aperte em:
Conta -» Configurações de privacidade -» Listas de Bloqueio -» Bloquear convite para eventos.

8) Como posso bloquear convites de aplicativos?
Caso você seja como eu que se irrita com a chusma de convites e de atualizações imbecis no seu mural de jogos e quizes, aqui vai a fórmula salvadora para devolver de uma vez a sua paz.
Na página principal, aperte na barra lateral esquerda no ítem "Solicitações de aplicativos". Vão aparecer todas as solicitações que os seus "muy" amigos mandaram. Naqueles aplicativos que não interessa receber convites, simplesmente aperte no "X" ao lado de "Aceitar". Aí vai aparecer uma mensagem "Você ocultou uma solicitação de aplicativoX enviada por Fulano. Em baixo você terá que decidir se bloqueia logo todo o aplicativo ou só as solicitações do Fulano.
- No caso de bloquear o aplicativo, você não poderá usá-lo - até desbloqueá-lo.

- No caso de você querer limpar o seu mural das atualizações de aplicativos enviadas pelos seus amigos, entre na página de cada aplicativo e aperte no nome do aplicativo logo abaixo de "Solicitação de permissão". Na coluna vertical esquerda da página principal do aplicativo  aperte em "Bloquear aplicativo". Pronto, todas as publicações daquele jogo, quiz, etc, vão sumir do seu mural. Repita este processo nas outras atualizações que o estão incomodando.

9) Como desbloquear aplicativos?
No menu superior aperte em:
Conta -» Configurações de privacidade -» Listas de bloqueio. Entre em "Edite suas listas" e no final da página aparece a lista de "Aplicativos bloqueados". É só procurar o aplicativo que você quer desbloquear e aperatar no link "Desbloquear".

10) O que significa o botão "Curtir" nas páginas do Facebook?
A estrutura de perfis do Facebook está dividida em dois tipos: perfis pessoais e páginas institucionais. A principal diferença é que a única maneira de acompanhar as publicações de uma pessoa é sendo amiga dela, ou seja, você tem que convidá-la é ela ter aceitado. Já uma página, que pode ser de uma celebridade, banda, jornal, rádio, Blog, Site, etc, basta apertar no botão "Curtir" para automaticamente você receber todas as atualizações.

Nenhum comentário: