sábado, 17 de setembro de 2011

Vacinação antirábica é cancelada em todo o Estado de São Paulo


Considerado área não epidêmica da doença, as animais do Estado de São Paulo não serão contemplados com a vacina neste ano.

Nenhuma das cidades do Estado de São Paulo terá neste ano (2011) a tradicional vacinação antirrábica gratuita, durante os meses de agosto e setembro para a população de cães e gatos, conforme informou em nota o Ministério da Saúde. 
Segundo Nota Técnica emitida no final do mês de agosto pelo Ministério da Saúde, em função das reações adversas verificadas nos animais que foram vacinados no ano passado, houve a solicitação de análises das vacinas pelo laboratório Tecpar – responsável pelo fornecimento do material no ano passado. Neste ano, em função de novas análises solicitadas à Tecpar, o Ministério adquiriu novo lote de vacinas do laboratório Merial, mas todo esse atraso inviabilizou a distribuição das vacinas em tempo para a realização das campanhas nos municípios. 

O Ministério adquiriu cerca de 10 milhões de doses de vacina contra a raiva, mas esse total será utilizado exclusivamente nas áreas de maior risco de circulação viral. Após a análise da situação epidemiológica da raiva no Brasil, o Ministério estabeleceu como estados prioritários para a vacinação aqueles que apresentaram casos de raiva canina ou humana nos últimos três anos, que são: Maranhão, Ceará, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul.

O Estado de São Paulo não apresenta casos de raiva humana transmitida por um cão desde janeiro de 1997 e em 1998 foi registrado o último caso de transmissão de animal para animal, portanto, o território paulista será incluído apenas na próxima etapa da vacinação nacional e não mais nesta que acontece ainda em 2011. 
Fonte: O Vale do Ribeira

Nenhum comentário: