Estas informações foram apresentadas pelo diretor-geral da ANTT, em Brasília, nesta quarta-feira em um encontro, articulado pelo deputado estadual, Simão Pedro e a prefeita de Registro, Sandra Kennedy Viana. Participaram da reunião ainda, o gerente de engenharia e investimentos de rodovias da ANTT Deuzedir Martins e Mário Rodrigues Junior, membro da diretoria da Agência.
Esse novo traçado, pactuado previamente com o IBAMA, não passa por dentro do Parque Estadual, o que reduz impacto ambiental, os prazos no processo de licenciamento e permite ainda, ampliar o corredor viário em três faixas de tráfego com possibilidade de pronta expansão para quatro faixas quando necessário. O projeto será monitorado pelo comitê gestor do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
A audiência foi solicitada há mais de 60 dias, mas “aguardávamos o momento em que pudéssemos dar uma posição concreta sobre o andamento do projeto. Hoje posso informar a população do Vale do Ribeira por meio da prefeita Sandra e do Deputado Simão Pedro – que sempre tem nos procurado para tratar deste projeto da duplicação da Serra do Cafezal”, afirmou Bernardo Figueiredo.
A prefeita comemorou: “A ANTT sempre nos recebeu para prestar todos os esclarecimentos que precisamos ao longo de nosso mandato. Fez reunião em setembro de 2009 com todos os prefeitos em São Paulo, a pedido do deputado João Paulo Cunha para tratar da Ferrovia, fez audiência em Itapecerica da Serra em 2010, para tratar da BR 116. Por varias vezes, outros prefeitos e eu fomos recebidos pelo Dr. Bernardo e sua equipe aqui em Brasília. Mas hoje, esta reunião foi muito importante para Registro, para o Vale do Ribeira e para o Brasil, pois saímos daqui com a certeza que IBAMA, OHL, ANTT – órgão licenciador, concessionária e Agencia Reguladora – encontraram a saída para viabilizar este projeto tão esperado por décadas e décadas: a finalização da duplicação da BR 116”.
O deputado Simão Pedro também ressaltou a importância do evento: “O diretor geral da ANTT, além da boa notícia do cronograma de as ações para iniciar a duplicação na Serra do Cafezal, nos informou também que o trecho terá três faixas de rolamento e, se no futuro precisar ampliar, vai estar preparada para uma quarta faixa”. Ainda, segundo ele, a OHL já tem o financiamento para as obras aprovado pelo BNDES e, se não usar no prazo terá que pagar taxas de permanência. Para Simão Pedro, o cronograma apresentado vai permitir que a Régis Bittencourt esteja totalmente duplicada antes da Copa do Mundo de 2014, o que é de extrema importância, pois interliga duas capitais, Curitiba e São Paulo, que serão sedes dos jogos.
Relação das principais obras em execução e executadas recentemente no Estado de São Paulo na Rodovia Régis Bittencourt
– Duplicação da Serra do Cafezal:
Já foram iniciadas as obras de duplicação entre os km 336,6 ao km 344, no início da serra, com 7,4 km de extensão, sendo que já estão concluídos 1,5 km, localizados no Bairro Barnabé, e o restante encontra-se em obras de terraplenagem em estágio adiantado; também foram iniciadas as obras no trecho entre os km 363 ao km 367, com 4,0 km de extensão, e já foi concluída a ponte sobre o Rio São Lourenço e os serviços de terraplenagem, estão sendo executadas as obras de estabilização de talude no trecho.
O trecho central da serra, entre os km 344 e km 363, com 19,0 km de extensão, possui condicionantes ambientais que estão sendo atendidas, até setembro serão entregues os estudos ambientais complementares solicitados pelo IBAMA, em outubro o IBAMA deverá emitir a Licença de Instalação (LI). Com a emissão da Licença de Instalação, as obras desse trecho poderão ser iniciadas no final de 2011 ou início de 2012. O projeto de engenharia das pistas foi melhorado em decorrência de novo estudo de tráfego, passando a contar com 3 faixas de tráfego e ajustado de forma a atender as condicionantes ambientais. A conclusão total das obras da Serra do Cafezal está prevista para o início de 2014
2 – Passarelas – Até o final de julho início de agosto/2011, terão sido concluídas 30 unidades, eliminando os pontos críticos mais importantes de travessia de pedestres;
3 – Obras contra alagamento da pista em decorrência das chuvas em Taboão da Serra e Embu, estão praticamente concluídas, evitando o problema no próximo período chuvoso.
4 – Trevo de acesso a cidade de São Lourenço da Serra, já foram concluídos 60% das obras e a conclusão está prevista para aproximadamente 30 dias;
5 – Acesso ao Bairro Barnabés já concluído, com passagens de pedestre.
6 – As obras das marginais de Registro já foram concluídas;
7 – 15 pontes foram alargadas para inclusão do acostamento, recuperadas e reforçadas, até o fim do ano serão 25;
8 – Pavimento das pistas foi recuperado em praticamente todo o trecho até o km 500;
9 – Até o final do ano, novas interseções em desnível, estarão com seus projetos concluídos e com a obtenção da licença ambiental, poderão ter suas obras iniciadas.

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Registro