sexta-feira, 15 de abril de 2011

Feriadão de Páscoa com Via Sacra e belezas naturais

 
Um espetáculo ainda maior e mais empolgante está sendo preparado pela comunidade iguapense para manter a tradição da encenação da XIX Via Sacra ao Vivo, no Centro Histórico da cidade. O Departamento de Cultura, Turismo. Esportes e Eventos da Prefeitura Municipal, responsável pela organização do evento, cadastrou mais de 200 atores e figurantes da cidade que comporão o elenco da encenação. Nesta época em todo o Brasil várias criações do gênero são montadas, mas a única com cenário natural, entre sacadas e fachadas de casarões dos séculos  XVII e XVIII são de Iguape. A festa religiosa atrai quase 50 mil turistas de todo o Brasil para ver a Paixão de Cristo ao Vivo.
Chega à fase final a produção da “Via Sacra ao Vivo – A Paixão de Cristo” que será apresentada nos dias 1 e 2 de abril, quinta e sexta-feira, respectivamente.Na quinta-feira a apresentação será à meia-noite e na sexta-feira às 22 horas, na Praça da Basílica, em Iguape. Em sua 18ª edição, o grande espetáculo de emoção e fé é realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, da Paróquia Nossa Senhora das Neves e proprietários de imóveis do Centro Histórico.
O departamento de Cultura, Turismo, Esportes e Eventos da Prefeitura está providenciando a confecção das peças finais do figurino. O elenco, formado por cerca de cem atores e figurantes, participa dos últimos ensaios para a encenação, que este ano contará com novidades e cenas novas incorporadas à apresentação.
Com uma trilha sonora envolvente e utilização de efeitos visuais que criam uma ambientação mais realista, a encenação da Paixão de Cristo promete emocionar as milhares de pessoas esperadas para assistir o evento, que terá dez cenários montados em espaços do jardim da praça e nas fachadas dos prédios históricos.
Segundo Carlos Júnior, diretor do Departamento e coordenador geral da montagem, a mudança do espetáculo para o Centro Histórico foi uma boa possibilidade de atribuir diferencial à encenação, visto que ao longo dos anos muitos municípios do Brasil elaboraram suas montagens, algumas com orçamentos muito distantes da realidade local. A mudança proporcionou diferencial, barateou os custos da montagem e deu condições para que o comércio local aproveitasse economicamente esse grandioso momento do calendário cultural da cidade.
Comemoração da Semana Santa em Iguape segue a tradição
As tradicionais comemorações religiosas da Semana Santa em Iguape, promovidas pela igreja católica, que todos os anos reúne grande número de fiéis da cidade e visitantes, tiveram início no domingo, 28, com a Bênção e Procissão de Ramos, que saiu da frente da Igreja de São Benedito e seguiu até a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. No mesmo dia aconteceu a Procissão de Transladação de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Benedito.
Na quarta-feira, 31, às 19 horas, é realizada a Procissão do Encontro. Duas procissões seguem simultaneamente, sendo que uma, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja de São Benedito e a outra, com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, parte da Basílica do Senhor Bom Jesus. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde funciona o Museu de Arte Sacra, acontece o encontro com rito de pregação. Após a pregação, os cortejos seguem juntos.
Na Sexta-feira Santa, dia 2, é realizada a Procissão com o Senhor Morto, um momento de grande comoção e demonstração de fé nas ruas do Centro Histórico, com a imagem do Senhor Bom Jesus Morto, imagem de Nossa Senhora das Dores e a participação de Verônica, personagem bíblica que torna público o sudário facial de Jesus a caminho do calvário.
Sábado, 3, a partir das 21h30, acontece a Procissão do Círio Pascal, na Praça da Basílica, com a Celebração da Luz, quando se inicia a comemoração da Ressurreição do Senhor. As cerimônias são um convite à alegria e à esperança. A benção do fogo novo é símbolo da luz, da fé, da unidade cristã que procede de Cristo. De acordo com a crença, é do Cristo que sai o fogo que ilumina e abrasa os corações.
O domingo de Páscoa é comemorado com missas no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.
A Prefeitura Municipal de Iguape está trabalhando na limpeza do Centro Histórico, para recepção ao grande número de turistas que visitarão a cidade durante todo o feriado. A divisão de Trânsito da Prefeitura interditará diversas vias por onde seguirão as procissões e a Praça da Basílica, onde é encenada a Via Sacra ao Vivo.
As tradicionais comemorações religiosas da Semana Santa em Iguape, também incluem as ações promovidas pela igreja católica, que todos os anos reúne grande número de fiéis da cidade e visitantes. Os ritos e eventos da época começam no dia 17 de abril com a Bênção e Procissão de Ramos, que sairá da frente da Igreja de São Benedito e seguirá até a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. No mesmo dia acontece a Procissão de Transladação de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Benedito.Na quarta-feira, dia 20, às 19 horas é realizada a Procissão do Encontro. Duas procissões seguem simultaneamente, sendo que uma, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja de São Benedito e a outra, com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, parte da Basílica do Senhor Bom Jesus. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde funciona o Museu de Arte Sacra, acontece o encontro com rito de pregação. Após a pregação, os cortejos seguem juntos.Na quinta-feira, 21, às 19h30, na Basílica do Bom Jesus acontece a tradicional Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés/Vigília Eucarística.Na Sexta-feira Santa, dia 22 às 19h é realizada a Procissão com o Senhor Morto, um momento de grande comoção e demonstração de fé nas ruas do Centro Histórico, com a imagem do Senhor Bom Jesus Morto, imagem de Nossa Senhora das Dores e a participação de Verônica, personagem bíblica que torna público o sudário facial de Jesus a caminho do calvário.Sábado, dia 23, a partir das 20h acontece a Procissão do Círio Pascal, na Praça da Basílica, com a Celebração da Luz, quando se inicia a comemoração da Ressurreição do Senhor. As cerimônias são um convite à alegria e à esperança. A benção do fogo novo é símbolo da luz, da fé, da unidade cristã que procede de Cristo. De acordo com a crença, é do Cristo que sai o fogo que ilumina e abrasa os corações. O domingo de Páscoa é comemorado com missas no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.
 Via Sacra ao Vivo é a principal atração Nos dias 21 e 22, além dos eventos tradicionais da Igreja, a Prefeitura Municipal de Iguape promove o maior espetáculo teatral ao ar livre de todo o Vale do Ribeira, atraindo não só a população local e municípios vizinhos, como turistas do Brasil inteiro. A Prefeitura está trabalhando nos retoques finais do Centro Histórico, para recepção do grande número de turistas que visitarão a cidade durante todo o feriado. A divisão de Trânsito interditará diversas vias por onde seguirão as procissões e a Praça da Basílica, onde é encenada a Via Sacra ao Vivo, no dia 21 à meia-noite e no dia 22 às 22h.A cidade de Iguape tem ampla infraestrutura de pousadas e hotéis, além de uma tradição gastronômica reconhecida no Brasil e no mundo por suas comidas típicas e os tradicionais bares e restaurantes montados em prédios preservados e com cenário bucólico e acolhedor. Com suas mesinhas na calçada servindo um bom chope e petiscos diferenciados, os bares e pubs de Iguape transformam a noite em um convite ao lazer e conversas intermináveis.

Nenhum comentário: