Com o preço da gasolina subindo a cada dia, nada melhor do que algumas dicas para quem usa automóvel particular como principal veículo de transporte, para economizar combustível um pouco na hora de abastecer o carro. Antes de tudo é necessário saber que estas dicas valem para todos, independentemente do tipo do carro.
Primeiramente é de certo saber o quanto seu veículo consome. Para isso, encha o tanque de gasolina e coloque em zero o contador de quilômetros. Quando chegar o momento de reabastecê-lo novamente, verifique o quanto seu carro andou com o tanque cheio e divida pela quantidade de litros. Esse cálculo lhe dará exatamente quantos litros seu carro consome para cada quilômetro rodado, ficando mais fácil para aplicar as dicas para economizar combustível.
economizar-combustivel
É preciso tomar algumas precauções para que seu automóvel possa lhe render cada vez mais. Por exemplo, pode-se manter o carro sempre livre de peso desnecessário. Carregar sempre apenas aquilo que for extremamente indispensável, deixar o porta-malas sempre livre é a melhor solução. Calibrar sempre os pneus é outra dica bastante eficiente, essa atitude faz com que seu carro melhore em rendimento cerca de 2 a 3%.
Utilizar-se sempre da marcha adequada faz com que o motorista solicite menos do motor e consuma menos gasolina. Manter o carro sempre limpo e encerado, de acordo com os peritos, melhora a aerodinâmica, aumentando a superfície do carro e melhorando em 7% em seu desempenho.
É recomendável também usar o ar-condicionado apenas em viagens longas, pois a opção de deixar as janelas abertas, ao contrário do que as pessoas imaginam não diminui o consumo de gasolina. Com as janelas abertas o carro perde em rendimento, pois é criada uma resistência aerodinâmica e uma turbulência dentro do veículo, neste caso, portanto, o ideal é ligar o ar-condicionado, evitando-o apenas em trechos curtos da cidade onde o uso deste dispositivo aumenta em 10% o consumo de gasolina.
Como vocês observaram, são várias as dicas para economizar combustível. Mas todas são melhores aproveitadas quando seu veículo tem a característica de fábrica de consumir menos. Fique atento na hora da compra.
Fonte: Mundo hoje