quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tenha seu próprio negócio com apenas 10 dicas

Que tal abandonar o atual emprego para se tornar dono do próprio negócio. Muitas pessoas têm essa idéia e outras não. Mas antes de tomar essa importante decisão, as pessoas passam por uma fase de dúvidas e insegurança sobre a viabilidade de montar uma empresa.
A grande dúvida é saber se o novo empreendimento vai deslanchar. Confira dez dicas  para o empreendedor saber se está pronto para apostar na sua empresa:
1 – Saiba quando e em que áreas inovar. É bom ter visão de futuro e ser criativo na condução do negócio. Quando for tratar dos custos de manutenção, porém, seja conservador. Até porque dificilmente você conseguirá grande destaque nessa área, ao menos, enquanto sua empresa for de pequeno porte.
2 – Faça um planejamento detalhado, realista e conservador na projeção de resultados. Contenha expectativas e não espere grandes resultados logo de cara. Consolidar uma marca requer algum tempo de atuação em seu segmento.
3 – Esteja preparado para possíveis turbulências, mesmo após o primeiro ano de existência. Isso vale tanto para sua empresa quanto para a conjuntura econômica nacional e externa.
4 – Fique alerta para parte fiscal e jurídica com o mesmo empenho que dedica ao desenvolvimento do seu produto. Ter tudo direito envolve burocracia e uma enormidade de dinheiro, mas ainda é melhor que correr riscos na irregularidade.
5 – Estabeleça uma relação bem definida com seu(s) sócio(s) e deixe bem claras a missão e a responsabilidade de cada um. É um bom jeito de evitar atritos futuros. Pense que, se uma atribuição é de um, não é dos outros. Se for de todo mundo, não é de ninguém.
6 – Evite ao máximo rolar dívidas. Tente gerar capital próprio com o crescimento do negócio.
7 – Prepare-se para negociar muito se for procurar um investidor. Convencimento não é uma ciência, mas pode estar certo de que persuadir alguém de que seu negócio é uma boa aposta requer um bocado de conversa, além de extensa pesquisa, de números e de mercado.
8 – Contrate e trabalhe com gente competente e realizadora. Funcionários felizes produzem melhor, e se envolvem mais com o processo, contribuindo com ideias ao longo do tempo.
9 - Contrate um contador e mantenha contato com um advogado de confiança. Eles serão a fundação da sua empresa, e, se saírem, pesquise arduamente antes de fechar com alguém só para tapar buraco.
10 - Aprenda a se disciplinar. A partir de agora, você é o dono do processo e ninguém vai dizer a você o que deve fazer. Ou seja, se não há um chefe de quem reclamar, sobra a responsabilidade.

Nenhum comentário: