sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A história da Expovale no Vale do Ribeira


A trajetória da EXPOVALE teve início em 1970 quando foi criada pela ACIAR Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro para reviver a extinta Festa do Chá (que os teicultores promoviam na entressafra) que foi denominada, a princípio de ”Expo Chá”, adotando a nomenclatura muito usada na época, em razão da Expo-70 - que o Japão patrocinava naquele ano.
 
Três anos depois, a feira adquiriu características regionais e passou a chamar-se EXPOVALE e foi então inscrita no calendário turístico do Estado de São Paulo, mas só em 1975 recebeu o primeiro auxílio em dinheiro, do Ministério da Agricultura.
 
Em 1979, o evento passou a ocupar uma área permanente construída no km 449 da Rodovia Régis Bittencourt. A partir daí, a Expovale era realizada a cada dois anos e apresentava crescimento gradual e significativo, assegurando-se como um referencial para o lançamento de novos produtos, inovações tecnológicas, serviços, cultura e negócios evidenciando-se como uma multi-feira com o objetivo de projetar e fortalecer a economia da região.
 
E só a partir de 1998 que a Expovale recebeu status de evento de grande representatividade para os negócios do Vale do Ribeira e passou a ser anual. Apesar de poucos registros desde a primeira exposição, a determinação em explorar o potencial da região fez com que o processo de evolução agregasse melhorias ao recinto e investimentos fossem ampliados.
 
O sucesso crescente do evento tem comprovado a sua importância para a região. A Expovale é realizada pela comissão organizadora, presidida neste ano por Henrique , com apoio da ACIAR e Prefeitura Municipal de Registro ,Produção Som da Ilha .

Nenhum comentário: