quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Internet Explorer 9

 


Microsoft libera versão beta do Internet Explorer 9



A Microsoft anunciou nesta quarta-feira o lançamento da versão de testes (beta) do navegador Internet Explorer 9. O principal objetivo da versão é propiciar uma navegação mais rápida e intuitiva, além de oferecer suporte completo ao novo padrão HTML5 – utilizado na programação de websites.

Por enquanto, o IE 9 só pode ser utilizado em computadores que operam com os sistemas operacionais Windows 7 ou Vista. O browser utiliza o Bing, também da Microsoft, como seu sistema preferencial de buscas.

A interface foi simplificada e traz menos botões. Eles agregam todas as funcionalidades já conhecidas do programa, o que faz lembrar muito o concorrente Google Chrome. As bordas da janela seguem o mesmo desenho do Windows 7, mostrando integração com o sistema operacional.

Os usuários interessados em baixar o programa podem acessar o site especial criado pela empresa. Por se tratar de uma versão de testes, o navegador pode apresentar problemas de performance e compatibilidade.

A Microsoft acaba de liberar a versão beta do Internet Explorer 9. Com interface mais clean e navegação mais veloz, o browser é a grande aposta da empresa para manter a liderança no mercado diante dos rivais Google Chrome e Mozilla Firefox.

De acordo com a Microsoft, a nova versão é onze vezes mais rápida que a anterior, graças à utilização de 90% do poder de processamento gráfico dos computadores e um novo motor de Java Script, o Chakra, que ainda não está disponível para visualização.

Quanto à aparência, a interface ficou mais parecida com o o Google Chrome e o Apple Safari e agora exibe somente a caixa de endereços, os recursos das abas, os ícones de Favoritos, Página Inicial e ferramentas na parte esquerda do programa. Os botões de voltar e avançar ganharam tamanhos diferentes e as abas, ao contrário do IE8 que ficavam abaixo da barra de endereços, foram para o lado deles, deixando maior espaço para a visualização das páginas. Outra novidade é a integração com o recurso Aero do Windows, que deixa as bordas do navegador semitransparentes.

O novo browser é totalmente compatível com o HTML5 e agora apresenta sites fixos. Assim, os endereços mais acessados podem ser arrastados para a barra de tarefas do Windows 7, algo que já era possível por meio de aplicativos instalados no sistema.

Semelhante ao Chrome, o IE9 traz uma página para visualização de todas as abas abertas que poderão ser arrastadas para fora do browser, transformando-se em nova janela.

A fim de aproveitar os novos computadores que chegam ao mercado com maior poder de processamento e aceleradores gráficos, a Microsoft abandonou de vez o Windows XP, voltando o navegador apenas para o Vista e o 7.

A versão final do navegador ainda não tem data para ser lançada e a inclusão ou exclusão de recursos dependerá da recepção por parte dos usuários.

Nenhum comentário: