quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ilha Comprida lança operação Praia Limpa 2012.


Sabesp participa do programa e aproveita para divulgar mensagem de uso racional da água
Dez toneladas diárias de copos descartáveis, latas, papéis, garrafas, canudos, plásticos e mais uma série de resíduos deixam de poluir areia e mar na Ilha Comprida, durante a temporada, graças à operação Praia Limpa, que teve a edição 2012 lançada oficialmente nesta quarta-feira, 28 de dezembro, pelo prefeito Décio Ventura e o superintendente regional da Sabesp, Irineu Yamashiro.  
Realizada há quatro anos, sempre em parceria com a Prefeitura da Ilha Comprida e a Sabesp, a operação Praia Limpa é uma iniciativa da ONG Amigos do Mar, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape, RBS Serviços Terceirizados, empresários e comerciantes locais.Do início do verão, em dezembro, até depois do carnaval, em fevereiro, os veranistas são orientados a colocar em sacolas biodegradáveis os resíduos gerados durante sua permanência na praia. 
Na saída, as sacolas devem ser esvaziadas ou depositadas em alguma das 250 lixeiras instaladas na orla e outros pontos estratégicos da cidade. O trabalho é realizado por 30 monitores ambientais, uniformizados e treinados. Duas vezes ao dia, aos fins de semana, e uma vez ao dia, de segunda a sexta, caminhões recolhem o conteúdo das lixeiras da orla. Segundo a coordenadora do projeto, Jociane de Oliveira, são recolhidas cerca 10 toneladas por dia, aos sábados, domingos e feriados, e 6 toneladas diárias durante a semana.Responsável pelas 150 mil sacolas de lixo, os uniformes dos monitores e faixas de identificação dos caminhões de coleta, a Sabesp aproveita a oportunidade para divulgar aos veranistas sua mensagem de uso racional da água. “Água, sabendo usar, não vai faltar” é a frase que aparece estampada nas costas das camisetas dos trabalhadores e nas sacolinhas.

Fonte: Diario de Iguape

Nenhum comentário: