sábado, 10 de setembro de 2011

Falha do Facebook permite roubar páginas de seus verdadeiros donos

Facebook abre escritório no Brasil (Foto: Divulgação)
Escritório do Facebook no Brasil (Foto: Divulgação)
Uma falha recentemente descoberta pelo site Naked Security tem preocupado administradores de páginas do Facebook. O erro permite que qualquer administrador possa roubar páginas de seus verdadeiros donos.
A falha funciona da seguinte maneira: supostamente quando uma página é criada no Facebook, seu criador torna-se o que seria o administrador principal. Diz no FAQ do Facebook que ninguém, nem mesmo outros administradores podem demovê-lo da página, mesmo tendo aparentemente os mesmos direitos sobre ela.
No entanto, não é isso que ocorre. Depois de um teste realizado em vídeo, foi possível ver que qualquer usuário recentemente tornado administrador de qualquer página pode demover todos dela, inclusive o criador.
Facebook TechTudo (Foto: Divulgação)
Facebook TechTudo (Foto: Divulgação)
Ou seja: digamos que você tenha contratado alguém para administrar a sua página. Certamente, precisará torná-lo um administrador para que ele possa conferir métricas, realizar postagens, comentar, moderar etc. Já pensou se a pessoa resolve cometer um ato de loucura e demove você e todos os outros administradores? Já pensou se essa pessoa começa a postar obscenidades ou informações sigilosas na página?
Para muitos hoje em dia, o Facebook é vitrine comercial, fonte de renda. Se você é uma pessoa física ou seu negócio é pequeno, quem sabe o risco nem seja tanto, mas e se sua página pertence a uma grande corporação? Já pensou nos danos?
O site Mashable entrou em contato com o Facebook, mas não houve resposta. Será que a plataforma pretende fazer algo a respeito? Você já teve sua página roubada por algum outro administrador?

Nenhum comentário: