quarta-feira, 6 de julho de 2011

Criando gotas de água no Photoshop

Neste tutorial, aprenderemos a criar o efeito de gota d'água. O método utilizado é simples, pois concentra-se na utilização de Modos de Mesclagem (Blend Mode), criação de grupos de camadas e filtros (filter),... nada que tome muito tempo e deixe de ter um resultado satisfatório.
Vale lembrar que os valores mencionados nas configurações nem sempre ficarão iguais aos utilizados neste tutorial. Experimente outros resultados até que você ache um resultado satisfatório.
Passo 1. Abra a imagem que você desejar e duplique a camada.
Ctrl+J (Foto: Reprodução)
 Ctrl+J (Foto: Reprodução)
Nova layer (Foto: Reprodução)
Nova layer (Foto: Reprodução)
Passo 2. Crie uma nova layer com o atalho Ctrl+Shift+N.






Passo 3. Selecione a ferramenta Elliptical Marquee Tool (M) e faça um círculo na imagem. Não é necessário que seja um círculo perfeito.

Elliptical Marquee Tool (Foto: Reprodução)Elliptical Marquee Tool (Foto: Reprodução)
Passo 4. Clique em "D" no seu teclado para que sejam definidas as cores Preto e Branco. Selecione a ferramenta Gradient Tool, tomando cuidado para que as cores somente estejam como preto e branco. Partindo da esquerda para a direita, crie o gradiente.
Gradiente (Foto: Reprodução)
Gradiente (Foto: Reprodução)
Passo 5. Desmarque a seleção do círculo (Ctrl+D). Altere a Blend Mode para "Overlay".
Resultado Overlay (Foto: Reprodução)
Resultado Overlay (Foto: Reprodução)
Passo 6. No menu Layer > Layer Style > Blending Options, siga a configuração do Drop e Inner Shadow, que são as sombras interna e externa, com base nos valores abaixo.
Drop e Inner Shadow (Foto: Reprodução)
Drop e Inner Shadow (Foto: Reprodução)
Passo 7. Pressione "X" no teclado para que a cor branca seja a principal. Dê um zoom na imagem, selecione um Brush e faça um ponto do lado superior esquerdo da sua gota, dando a impressão de brilho. Lembrem-se que o pincel deverá ser de tamanho proporcional à gota.
Brilho (Foto: Reprodução)
Brilho (Foto: Reprodução)
Grupo (Foto: Reprodução)Grupo (Foto: Reprodução)
Passo 8. Agora, para organizar melhor suas gotas, crie grupos de layers de acordo com o tamanho.



Passo 9. Duplique a layer da gota (Ctrl+J) e utilize Edit > Transform > Warp  e/ou  Edit > Transform (Ctrl+T) para alterar os tamanhos e formatos das novas gotas. Caso você saiba mexer no filtro Liquify (Filter > Liquify) utilize-a para dar novas formas às gotas, com o Forward Warp Tool. Utilize a ferramenta Move para colocá-las em diversas posições da imagem.
Liquify (Foto: Reprodução)
Liquify (Foto: Reprodução)
Depois de criar algumas gotas, podemos observar o efeito como na imagem abaixo.
Gotas d'água (Foto: Reprodução)
Gotas d'água (Foto: Reprodução)
Gotas d'água 2 (Foto: Reprodução)
Gotas d'água 2 (Foto: Reprodução)

É um tutorial simples e funciona se forem seguidos todos os passos. Porém é necessário que o usuário tenha conhecimento das ferramentas aqui utilizadas. Lembre-se que este tutorial pode ser seguido em outras imagens, não apenas em folhas, como latas ou garrafas de bebidas, copos e quaisquer outra que a sua criatividade mandar.
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário: