quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Zé Ramalho realiza show gratuito na Ilha neste sábado 5/02

“Apenas apanhei na beira-mar um táxi pra estação lunar…”
Ilha Comprida-  A noite do sábado 5/02 promete ser inesquecível para quem tem uns aninhos a mais e para todos que amam o que há de melhor na música popular brasileira. Finalmente chegou o dia do show de Zé Ramalho nas areias da Praia do Boqueirão Norte. Consagrado na constelação dos grandes da MPB, Zé Ramalho tem em sua bagagem músicas que o tempo não apaga como Chão de Giz; Frevo Mulher; Táxi Lunar, A Terceira Lâmina; Avôhai, Bicho de Sete Cabeças, Admirável Gado Novo “a canção do povo marcado, do povo feliz”, conforme define o artista, e outros grandes sucessos.
O show será realizado às 22 horas na Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte. Gratuito, o show de Zé Ramalho integra a programação do Ilha Verão 11, organizado pela Prefeitura da Ilha Comprida para oferecer o melhor da MPB aos moradores e visitantes. “Definimos a programação de shows do Ilha Verão para atender aos vários tipos de público. Zé Ramalho, por exemplo, representa toda uma geração que hoje já constituiu família, é produtiva, e gosta de atrações com qualidade. Será um privilégio receber a todos”, afirmou o prefeito Décio Ventura.
Artista de muitas faces, personalidade marcante e místico, Zé Ramalho é também autor de diversos livros.” Você pode esbarrar numa esquina com a sorte que lhe procura desde que você nasceu, e você pode procurar o planeta inteiro por ela (a sorte) e não encontrá-la”, escreveu, no texto Porta Secreta, uma de suas publicações. Em seu site oficial www.zeramalho.com.br, dá para ter uma noção de que sua criação literária também é extensa, mística e marcante.
Nascido em 1949, em Brejo do Cruz (PB), José Ramalho Neto, filho de Estelita Torres Ramalho (professora primária) e de Antônio de Pádua Pordeus Ramalho (seresteiro), escreveu, cantou e influenciou toda uma geração. Ele viveu em Brejo do Cruz até os dois anos. Perdeu o pai afogado em um açude do sertão. Então, foi criado pelo avô, que também se tornou pai, um amor consagrado com a música Avôhai. Diz sua biografia, que este nome lhe foi soprado por entidades extraterrestres ou sensoriais, 20 anos depois.
Ao longo de sua carreira, os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Amelinha e Fagner compartilharam da época musicalmente frutífera, em 1996 . Elba Ramalho regravou "Chão de Giz" com enorme sucesso. Cássia Eller regravou "Admirável Gado Novo". Foi o link com os jovens. Também nesse período,  "O Grande Encontro" foi sucesso no país inteiro e o cd gravado ao vivo vendeu mais de 500.000 cópias. Foi o redescobrimento da música nordestina e a valorização do forró.
Outros CDs históricos marcaram a carreira de Zé Ramalho como o  "Nação Nordestina", um retrato da história musical e política do nordeste, com um toque de sonoridade Beatles, e a forma ramalheana de tocar e "dizer - cantar" as mensagens. Depois, o CD/DVD "Zé Ramalho canta Bob Dylan" recebeu indicação ao Grammy Latino, na categoria melhor disco de rock. Sempre ramalheando, em 2008 ,  Zé Ramalho apresentou uma fórmula musical de sua criação: mpb+ pop + nordeste, aplicada às canções que permearam sua juventude, sonhos e desilusões. O resultado foi magníficock.
Novamente, Ramalho foi indicado ao melhor disco de MPB no Grammy Latino com o cd/dvd "Parceria dos viajantes". É 2011 e Zé Ramalho não para de se reinventar . Seu mais recente trabalho é A Caixa de Pandora , que reúne, primeira vez num único produto, todos os principais sucessos de sua carreira.
Shows Ilha Verão 11 – Arena de Eventos da Praia do Boqueirão- Entrada franca.
4/02– Sexta – 22h – Banda O Pulso
5/02 – Sábado – 22h – Zé Ramalho
11/02 – Sexta – 22h – Os Lunáticos
12/02 – Sábado –22h – Bicho de Pé
18/02 – Sexta –22h – Grupo Presença Certa
19/02 – Sábado – 22h – Trazendo a Arca
25/02 – Sexta –22h – Banda Lupin
4 a 8/03 – Carnaval - Banda Bouah – 23

Nenhum comentário: