Com o advindo de Jesus e a igreja cristã, a festa passou a comemorar o nascimento de São João Batista, considerado um santo festeiro, assim elas eram conhecidas como festas joaninas para homenagear o santo que batizava as pessoas.
Não demorou e se transformou em uma festa com um cunho católico, na qual é comemorado os dias dos outros santos do mês de junho, que são Santo Antônio no dia 13 de junho, São Pedro no dia 29 de junho e o próprio São João no dia 24 de junho.

No Brasil, a festa junina se enraizou na tradição dos habitantes, pois ela se parecia com os rituais dos negros e dos índios que passaram a fazer com que ela ficasse mais forte na cultura, difundido-a por todos os estados do país, mas principalmente no nordeste, onde acontecem a realização de grandes festas, com quadrilhas envolvendo centenas de pessoas nas quais se ganham até prêmios.
Mas nos dias de hoje a festa junina já é comemorada em todos os estados brasileiros, com grande participação e cada ano esta tradição cresce ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário