quinta-feira, 9 de junho de 2011

Google celebra nascimento de Les Paul com logo interactivo

Google presta tributo a Les Paul
Visitantes podem «tocar» guitarra na página do motor de busca. Lester William Polsfuss morreu há dois anos
O Google celebra esta quinta-feira o nascimento do músico e inventor Lester William Polsfuss, co-criador da famosa guitarra Gibson Les Paul.
Se fosse vivo, o guitarrista completaria 96 anos e o mais utilizado motor de busca online decidiu criar um logótipo interactivo com o qual os visitantes poderão «tocar» guitarra carregando nas cordas virtuais ou através do teclado.
Les Paul é considerado um dos pais do rock 'n' roll pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra eléctrica tal como a conhecemos hoje em dia. O músico norte-americano foi também pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, bem como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas.
Em 1952 foi comercializada a primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com o guitarrista. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história do rock e da música em geral, sendo um dos instrumentos de eleição de estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton.
Les Paul faleceu em Agosto de 2009, aos 94 anos, vítima de pneumonia.

Nenhum comentário: