A 2ª Caminhada do Meio Ambiente que acontece no próximo domingo (5/6), a partir das 9 horas, em Cajati (SP), anuncia mais quatro atrações artísticas para animar os participantes. Além do Grupo Cultural Batucajé do Vale, o evento contará com a apresentação da BAMUC (Banda Municipal Marcial de Cajati), do Projeto Social de Dança de Cajati, da Academia El Shaday, e dos artesãos da Família Reciclagem.
A largada acontecerá, às 9h30, na rua Pastor Mario Belchior, em frente a Escola Vitório Zanon. Na Praça Vereador Antônio Ribeiro da Cunha os caminhantes serão recebidos ao som da música da BAMUC. Na chegada ao Ginásio de Esportes acompanharão as apresentações dos demais grupos musicais, bem como a exposição de produtos de utilidade doméstica feitos com garrafas plásticas, como cadeira, cestos, bolsas, entre outros.
“A dança não tem somente seu papel cultural, educacional e social. Ela tem a importância de resgatar e desenvolver a cidadania, proporcionando responsabilidade para com o meio ambiente”, afirma a coreógrafa e professora do Projeto Social de Dança de Cajati e da Academia El Shaday, Flávia Augusto de Oliveira.
Os alunos da Flávia mostrarão seu gingado através da dança de rua, jazz e country. Já o Grupo Cultural Batucajé do Vale trará um repertório com canções e textos poéticos de temática ambiental.
“É muito importante a apresentação porque efetiva a vocação do grupo para a reflexão das questões socioambientais da região”, diz o poeta Julio Cesar da Costa. Segundo ele, o Batucajé do Vale é um grupo comprometido com essas questões desde sua formação, e tem relações estreitas com as comunidades. “Usamos a arte como ferramenta para falar do Vale do Ribeira, e ao citá-lo não tem como deixar de lado a questão ambiental”.
Durante o percurso de 2 km ocorrerão ainda plantios de mudas de ipê e todos os participantes receberão água potável para se hidratar. As crianças e jovens das escolas municipais participarão da ação. As primeiras 500 pessoas que chegarem à concentração com um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ganharão um brinde personalizado.
A 2ª Caminhada do Meio Ambiente é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, com o patrocínio do Sindicato do Comércio Varejista e Prefeitura de Cajati, e apoio da Sabesp.
Fonte: Por Emanuelle Oliveira (Diário de Iguape)