terça-feira, 21 de junho de 2011

07 coisas que estão sendo ameaçadas pelas novas tecnologias

Tablets, smartphones, GPS, caixas eletrônicos,... a inclusão dessas novas tecnologias no nosso cotidiano só nos trouxe benefícios. Mas enquanto adotamos esses novos costumes, seja para agilizar ou apenas melhorar o nosso dia-a-dia, o jeito antigo de fazer as coisas começa a desaparecer lentamente.
Pelo menos foi isso o que aconteceu com os botões para trocar canal na televisão, depois do controle remoto; com as moringas, substituídas por refrigeradores; ou com os portões fechadas à corrente e cadeado, após a popularização dos portões automáticos.
Como você pode notar, muitos deles ainda existem e são usados, mas seus substitutos já estão aí no mercado, fazendo muito mais sucesso - e fornecendo muito mais conforto e praticidade para as pessoas. Mas você já parou para imaginar o que, em breve, pode começar a cair em desuso? O TechTudo fez uma lista com 07 coisas que certamente terão seu uso reduzido em um futuro bem próximo. Confira abaixo:
"Só ligar o fio amarelo nesse conector aqui e está
pronto" (Foto: Desconhecido)
01. Fios
Vamos pegar como exemplo a ligação da combinação de um BluRay, com TV e home theater: é um cabo HDMI para ligar o vídeo do Blu-ray à TV, um cabo de áudio para ligar o Blu-ray ao home theater, mais seis cabos para distribuir o áudio 5.1 do home theater nas caixas de som, além de um cabo de energia para cada aparelho. Total: 11 cabos passando por detrás da sua estante da sala (isso porque não contamos nem a TV à cabo!).
Atualmente já existem sistemas que operam praticamente sem fio, eliminando, pelo menos, esses seis cabos do home theater, e em algumas montagens mais caras, também, a transmissão do sinal de áudio e de vídeo. Infelizmente, no entanto, a única coisa que tem "atrapalhado", de fato, para o fim dos fios na sua sala ou atrás do seu computador, é o cabo de energia.
Você consegue ver o orelhão? (Foto: Desconhecido)Você consegue ver o orelhão? (Foto: Desconhecido)
02. Telefone fixo / Orelhão
Hoje em dia você pode achar qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que ela esteja usando um celular. O único problema é que as tarifas ainda não estão muito amigáveis para abrirmos mão de uma linha telefônica fixa, mas já existem vários lares no Brasil e no mundo em que não há telefone nenhum fixo em casa. Já o Orelhão pode ser a salvação para quem está com o celular descarregado, mas seu estado de conservação nem sempre ajuda.
Próximo! (Foto: Desconhecido)Próximo! (Foto: Desconhecido)
03. Fila de banco
Já é possível fazer praticamente todas as operações que você faz nos caixas eletrônicos via Internet. Basta acessar o site do banco, usando sua senha, para pagar suas contas, ver seus extratos, mexer na poupança, tirar dúvidas com atendentes, dentre várias outras coisas. Só ainda não acharam uma solução pra sacar dinheiro, apesar de que, em alguns países, existe um sistema no qual você pode sacar dinheiro em qualquer estabelecimento comercial.
Compras coletivas (Foto: Arte)Compras coletivas (Foto: Arte)
04. Pagar caro
A combinação Compras coletivas + Comparadores de preços definitivamente está acabando com os estabelecimentos 'careiros'. A não ser que você realmente queira comer naquele restaurante chique ou comprar aquela edição ultra limitada do seu gadget preferido, em breve não haverá mais motivo para pagar um preço à mais por algo que possa ser achado em qualquer lugar. Bom pra gente, né?
Só faltava ele dizer as condições da estrada (Foto: Divulgação)Só faltava ele dizer as condições da estrada (Foto:
Divulgação)
05. Se perder
Assim como praticamente todos os veículos possuem player de música, a tendência é que o GPS também se torne um acessório comum. Claro... até hoje ainda existem aqueles guias de ruas grandões, mas o fato de eles serem limitados geograficamente (por cidade ou estado), o desgaste natural e, é claro, a falta de recursos como o de desenhar o percurso pra você, verificando se tem trânsito no caminho e procurando rotas alternativas, certamente darão um fim aos guias (e ao fato de você sair por aí perguntando como chegar nos lugares)
Netflix, Hulu, Blockbuster e iTunes Store são alguns dos serviços de vídeo sob demanda que podem dar fim às locadoras (Foto: Reprodução)Netflix, Hulu, Blockbuster e iTunes Store são alguns
dos serviços de vídeo sob demanda que podem
dar fim às locadoras (Foto: Reprodução)
06. CDs, DVDs, e locadoras de filmes
No exterior a coisa já tá indo para esse caminho, e falta pouco para o Brasil também começar embarcar nessa onda. Os CDs, por exemplo, já estão dando seus últimos sinais de vida, já que é possível comprar as músicas via Internet, ou mesmo apenas ouvi-las, sem comprar, pelo YouTube.
Quanto aos filmes, serviços como o Netflix, que já funcionam nos Estados Unidos, permitem que você compre e baixe os filmes e séries que você quiser assistir sem sair de casa. Há outros serviços alternativos, como as locadoras no qual você pede o filme via Internet, recebe-o em casa e devolve quando bem entender.
Registro de Identidade Civil (Foto: Divulgação)Registro de Identidade Civil (Foto: Divulgação)
07. Andar com vários documentos
Esse aí já está com o fim declarado: o RIC (Registro de Identidade Civil) deve unir todos os números de documentos que você tem em uma única carteira, parecida com um cartão de banco, que pode ser consultada por meio de um computador. Nele, estará guardada informações como o seu RG, CPF, título de eleitor, cor dos olhos, altura, impressão digital, e o que mais for necessário para você se identificar.

Fonte: techtudo

Nenhum comentário: